Gerais News

Influencers da Noruega são obrigados a avisar sobre retoques em fotos

A iniciativa é um esforço para conter a distorção da imagem corporal no país

Que as redes sociais aumentaram a pressão estética, isso está mais do que claro, é só abrir o Instagram, por exemplo, que você verá vários influenceres ditando o que deve ou não ser feito.As redes sociais praticamente globalizaram as formas idealizadas de estética. A pressão sobre a ideia de um corpo perfeito, a pele perfeita, o cabelo perfeito a vida perfeita têm mexido com o psicologico das pessoas e causado graves problemas.

Foto ilustrativa: Canaltec/Reprodução

Hoje, vemos que há um grande debate sobre a importância de uma conceito de beleza que seja mais diverso e inclusivo. Pensando nisso, a Noruega, decidiu impor um limite as influenciadoras digitais do País que não poderão mais esbanjar filtros e edições de fotos sem que os seguidores saibam das alterações.

Isso aconteceu após o País Europeu aprovar emendas na Lei de Marketing, publicada em 2009, que tornam ilegal criadores de conteúdo compartilhem imagens retocadas de seus rostos ou corpos, sem avisarem ao público de que as fotos ou vídeos foram editados em publiposts. A regra também vale para filtros. A iniciativa é um esforço para conter a distorção da imagem corporal no país

A Lei é rigorosa, quem fizer retoques nas fotos sem a etiqueta padronizada, criada pelo Ministério da Criança e da Família, informando a alteração, pode ser multado, e em casos mais extremos, pode ser preso. A Lei será aplicada para pessoas públicas, celebridades ou pessoas que produzam conteúdo comercial nas redes sociais.

O objetivo é para que o público tenha mais clareza em discernir quando uma imagem corporal apresentada é falsa. A Lei vale para todas as plataformas, Instagram, Facebook, Snapchat, TikTok e Twitter.

A Lei ainda não está em vigor, após a aprovação das medidas no Parlamento, cabe agora ao rei norueguês, Haroldo V decidir, decidir a data em que ela começará a valer no país.

 

Bem que no Brasil poderia acontecer o mesmo, quem sabe um dia, né?!

Por Portal Gerais News

 

Sair da versão mobile