Iniciado em setembro de 2020, o Projeto VUEI – Vivência Universitária em Empreendedorismo e Inovação da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – SEDE, buscou estimular, fortalecer o empreendedorismo e a competitividade em universidades públicas e privadas em todo o estado de Minas Gerais, contanto com 22 times participantes nesse programa inovador.
Ao longo desses 10 meses, o Vuei-Montes desenvolveu várias ações e iniciativas visando novas ideias, negócios e capacidades empreendedoras em alunos e professores por meio da conexão entre universidades e o setor privado. São exemplos dessas iniciativas: palestras com empreendedores locais, egressos da UNIMONTES que empreenderam e empresas de renome nacional; cursos sobre programação; apoio a estruturação de empresas juniores; apoio a institucionalização de projetos da própria universidade; ações voltadas a públicos específicos, como alunos de ensino médio de escola pública de Janaúba e Montes Claros e grupo de mulheres em situação de vulnerabilidade social. Ademais, procurou atuar com atores do ecossistema local de inovação (Norte Valley): apoiando o planejamento do ecossistema do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais – IFNMG e na realização do edital de seleção de projetos inovadores de discentes e docentes de instituições de ensino do Norte de Minas, chamado de Desafio VUEI Norte de Minas, realizado em conjunto com a FUNORTE, que também participou do projeto VUEI, conquistando o terceiro lugar na categoria “Potencial”. No total foram: 16 lives, 19 convidados para palestrar de todo o país, com mais 1.500 visualizações no canal do Youtube da Inemontes Unimontes.
O objetivo geral de todas as ações foi de informar sobre a realidade vivida pelo empreendedor, educar as pessoas sobre o tema empreendedorismo e inovação, despertar a comunidade local sobre a importância de inovar e empreender para solucionar problemas econômicos, sociais e ambientais e em última instância promover o crescimento e desenvolvimento do Ecossistema de Inovação da região Norte de Minas.
A maioria das atividades foi transmitida pela internet e está disponível no canal Inemontes Unimontes do YouTube, ou seja, muitos ainda poderão desfrutar da riqueza deste material.