Um homem de 40 anos ficou ferido após ser atingido por uma rocha, na região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, aproximadamente 38 km de distância de Januária, no Norte de Minas. O espeleólogo teve fratura exposta na perna e precisou ser resgatado pelos Bombeiros. O local era de difícil acesso e o resgate durou cerca de 5 horas.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, quem acionou a corporação foi um grupo de espeleólogos que estudavam uma gruta na Serra do Parque, em um plano de inclinação com cerca de 570m de altura da base do morro. Durante os trabalhos, uma placa rochosa desprendeu e atingiu um dos membros da equipe.
No local, após estudo de situação foi montado o Sistema de Comando de Operações (SCO) e efetuado o plano de retirada da vítima, que contou com uma equipe composta por 05 Bombeiros Militares e 14 voluntários espeleólogos.
Munidos de EPI’s, material de Salvamento em Altura e Terrestre, a Guarnição seguiu até a entrada da gruta onde estava a vítima. Consciente e orientada, ela apresentava fratura exposta na perna direita, ferimento corto contuso com sangramento na perna esquerda e um corte no queixo.
Após a equipe de bombeiros estabilizar as fraturas, estancar os sangramentos e imobilizar o paciente em prancha rígida, a vítima foi transportada até a unidade de resgate que se encontrava na área de espera, próximo a base. Com o uso de técnicas de salvamento em altura e terrestre, foram montadas rotas para garantir a segurança de toda a operação.
A vítima foi resgatada e conduzida ao hospital municipal de Januária pelo SAMU local.