21 de setembro, 2024

03.07.2021 - Chegada de vacina Janssen Foto Gilson Abreu/Aen

Com a nova remessa enviada pela SES-MG a região soma mais de 1,3 milhão de doses repassadas aos municípios

A macrorregião de saúde do Norte de Minas, composta por 86 municípios, recebeu nesta terça-feira mais 40 mil 500 doses de vacinas contra a covid-19. A 33ª remessa destinada à Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros – (SRS) e para as Gerências Regionais de Saúde de Januária e Pirapora contempla 24 mil 960 doses da vacina norte-americana Pfizer/BioNtech; 12 mil 340 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, em São Paulo; e 3 mil 200 doses da AstraZeneca/Universidade de Oxford.

A nova remessa de vacinas chegou na tarde desta terça-feira, 3, em Montes Claros em avião da Azul Linhas Aéreas, que estabeleceu parceria com a Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG). Esta foi a terceira remessa que chegou à região em vôo comercial.

A coordenadora de vigilância em saúde da SRS de Montes Claros, Agna Soares da Silva Menezes explica que a nova remessa de vacinas da Pfizer deverá ser utilizada na aplicação da primeira dose em mais 26% das pessoas na faixa etária de 50 a 54 anos; em 12% dos trabalhadores da indústria e em mais 14% dos caminhoneiros. Já as vacinas da AstraZeneca são destinadas à conclusão do esquema vacinal em mais 1% das pessoas com comorbidades e em deficientes físicos permanentes, com aplicação da segunda dose.

“Os municípios precisam seguir as notas técnicas do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais – (SES-MG), a fim de que a vacinação contra a covid alcance os públicos prioritários e bons resultados em termos de cobertura em todos os municípios”, alerta a coordenadora de vigilância em saúde.

Agna Menezes lembra que os municípios que já aplicaram a segunda dose das vacinas CoronaVac, AstraZeneca ou da Pfizer, bem como a dose única da Janssen em públicos prioritários, tem autonomia para avançar na imunização de outras faixas etárias ou categorias profissionais definidas como prioritárias pelo Ministério da Saúde.

DISTRIBUIÇÃO

Nesta quarta-feira, 4, os 54 municípios que integram a área de atuação da Superintendência Regional de Saúde de Montes Claros vão receber 28 mil 610 doses de vacinas. A nova remessa está dividida da seguinte forma: 17 mil 040 doses de vacinas da Pfizer; 9 mil 520 doses da CoronaVac e 2 mil 050 doses da AstraZeneca.

Para a Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros serão entregues 8 mil 484 doses de vacinas, destinadas ao complemento do esquema vacinal em 435 pessoas com comorbidades e em deficientes físicos permanentes; aplicação da primeira e segunda dose em 1 mil 736 trabalhadores de indústrias; em 259 caminhoneiros e em 6 mil 054 pessoas na faixa etária de 50 a 54 anos.

Também nesta quarta-feira, para 25 municípios jurisdicionados à GRS de Januária serão entregues 7 mil 260 doses de vacinas, distribuídas da seguinte forma: 5 mil 760 doses da Pfizer; 800 doses da AstraZeneca e 700 doses da CoronaVac . Já sete municípios da GRS de Pirapora receberão 4 mil 630 doses de imunizantes, sendo: 2 mil 160 doses da Pfizer; 2 mil 120 doses da CoronaVac e 350 doses da AstraZeneca.
Entre janeiro e a nova remessa de vacinas que a SES-MG entregou nesta terça-feira às unidades regionais de saúde do Norte de Minas, a região contabiliza o recebimento de 1 milhão 314 mil 188 doses de imunizantes.

About The Author