Abrangência seria nas áreas de história, biologia e sustentabilidade
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), em breve, poderá se tornar uma das parceiras da Universidade Estadual de Montes Claros, com atividades de consultoria associadas às áreas social, econômica, cultural, história, meio ambiente e sustentabilidade. A proposta foi apresentada nessa segunda-feira (2/8), pelo superintendente da Infraero em Montes Claros, Samir de Paula Mendonça, em visita de cortesia ao reitor da Unimontes, professor Antonio Alvimar Souza, no Gabinete da Reitoria.
Segundo o executivo a Infraero, “existe uma potencial demanda para o desenvolvimento de projetos conjuntos”, a começar pela organização do acervo fotográfico desde a instalação do Aeroporto Mário Ribeiro, de Montes Claros, em 1939.
Atualmente, o Aeroporto de Montes Claros passa por obras de reforma e ampliação. Com as intervenções, a antiga estrutura de embarque/desembarque (que existia desde a década de 1960) foi demolida dando lugar ao novo espaço.
GERENCIAMENTO DE FLORA E FAUNA
Outra possibilidade de trabalho conjunto entre a Infraero e Unimontes está na consultoria que os pesquisadores das áreas de Biologia e Geografia da Universidade podem oferecer para o manejo da mata nativa anexa ao terminal. Existe uma necessidade técnica de ampliação da área lateral da pista do Aeroporto e será preciso executar um desmatamento dirigido, com compensação ambiental.
De acordo com o superintendente, “a Universidade poderia ser uma parceira no gerenciamento dos riscos de flora e fauna, como na identificação e remanejamento de espécies e, ainda, na compensação legal para a recomposição da mata em outra área do aeroporto”.
Samir de Paula também destacou que poderá ser estabelecida uma parceria com a Unimontes para a implantação do projeto do terminal de cargas em Montes Claros. Como referência regional em estudos sobre o tema, sobretudo nos cursos da área de Administração, Desenvolvimento Estratégico e Ciências Econômicas, a Universidade teria acesso ao estudo de viabilidade econômica e financeira para consulta e pesquisas.
INTERESSE COMUNITÁRIO
A Infraero desenvolve, ainda, um projeto de reaproveitamento da água pluvial e dos aparelhos de ar condicionado, com a montagem de uma pequena estação de captação. A ideia é reutilizá-la nos vasos sanitários, na manutenção dos jardins e nos serviços de limpeza.
“Percebemos que os diversos projetos são interesse da comunidade em geral e a Unimontes tem a disposição em contribuir de alguma forma, especialmente porque são abordagens que a Universidade já desenvolve em seus estudos e pesquisas”, enfatizou o professor Antonio Alvimar.
Entre as atividades acadêmicas da Unimontes, o reitor ressaltou o trabalho desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Documentação Regional (Cepedor), vinculado à Diretoria de Documentação e Informações (DDI), voltado ao resgate, organização e recuperação de documentação institucional e regional, o que poderá ser aplicado na proposta de catalogação do acervo fotográfico do Aeroporto. A Infraero possui ainda uma universidade para cursos de capacitação, treinamentos e cursos homologados ao pessoal aeroportuário.