21 de setembro, 2024

Uma das mais perigosas, mas também uma das mais importantes. A BR-251 é muito conhecida como “Rodovia da Morte”. Ela foi projetada em 1970 para ligar o Nordeste ao Estado de Goiás, mas, mesmo passados mais de 50 anos, um dos maiores entroncamentos do País nunca foi totalmente concluído. São centenas de acidentes anualmente.

A população é quem sofre com os riscos diários de transitar pela rodovia e viver com a incerteza se voltará vivo para casa.

Pensando nisso, o vereador e Presidente da Câmara de Francisco Sá, José Messias Pereira Durães (PSB), enviou à Câmara Municipal um requerimento reivindicando soluções junto ao Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte – DNIT. Na proposta que foi aprovada, o parlamentar sugere a instalação de um trevo redutor de velocidade e sinalização adequada na BR-251 na entrada que dá acesso ao Distrito se Catuni, maior distrito de Francisco Sá. A entrada do distrito que tem cerca de 4 mil habitantes fica às margens da rodovia e já foi palco de várias tragédias.

“A rodovia, BR-251 não terá seu fluxo de veículos diminuído, porque é uma importante rota econômica do País, e por outro lado, não podemos conviver com a insegurança da via e os riscos de morte, tendo em vista os números que acompanhamos diariamente. A nossa proposta é instalar o trevo na altura do km 542, assim garante a segurança dos moradores e usuários, uma vez que os veículos serão obrigados a diminuir a velocidade ao passar pela região”, explica o parlamentar.

Grande parte dos acidentes registrados é devido à imprudência dos motoristas. Além da precariedade do pavimento, a estrada não é duplicada e boa parte da pista é estreita, com curvas acentuadas.

 

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