A pandemia é um problema de saúde pública global. Assim, como em outros locais, os hospitais foram os mais afetados. A Santa Casa de Montes Claros precisou se reestruturar rapidamente para atender a grande demanda de pacientes. De acordo com o superintendente da Instituição, Maurício Sérgio, “a Santa Casa foi o hospital que mais atendeu Covid-19 no norte de Minas Gerais. Atualmente, possui 30 leitos de CTI Covid, 29 leitos clínicos para o atendimento desses pacientes e mais 20 apartamentos com essa finalidade. Houveram dias em que tivemos 100% desses pontos ocupados. Mas, hoje, com muita dedicação e cuidado, devemos ter 40% de taxa de ocupação desses leitos”.
Os equipamentos foram adquiridos através do Projeto de Subsídio Global, com destino à Santa Casa de Montes Claros e outros hospitais da região. O objetivo da iniciativa é ampliar e fortalecer o combate à COVID-19. O ex-governador do Distrito 4760 do Rotary Internacional, Nelson Fonseca, enalteceu a atuação do hospital e agradeceu a parceria. “Nosso lema é servir. E vocês estão nos dando essa oportunidade. Nós estamos procurando trabalhar em parceria com quem é excelente na área de atuação. E vocês são”.
A indicação dos hospitais, nos municípios da área de jurisdição do Distrito 4760, bem como a quantidade de itens a serem destinados, foi feita pela Secretaria Estadual de Saúde – que se baseou no número de leitos de Covid existentes em cada uma das entidades.
Essa ação em Minas Gerais faz parte da Campanha Nacional #InformaçãoSalvaVidas, organizada por todos os Rotary Clubs do Brasil. Além de Montes Claros, outros municípios foram igualmente beneficiados pelo Projeto: Betim, Belo Horizonte, Bocaiuva, Bom Despacho, Brasília de Minas, Contagem, Curvelo, Ibirité, Janaúba, João Pinheiro, Pará de Minas, Paracatu, Patos de Minas, Pirapora, Porteirinha e São Gotardo.