Programa do Sebrae Minas é aberto a educadores de escolas públicas de todo o estado. Inscrições até 07 de setembro
Estão prorrogadas até o dia 07 de setembro as inscrições para a Olimpíada Empreendedora 2021 do Sebrae Minas. O programa consiste em uma jornada de aprendizagem voltada a educadores, com o objetivo de estimular projetos e ideias criativas capazes de resolver problemas reais do ambiente escolar. Podem participar professores, coordenadores, supervisores e diretores do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas de todo o estado. As inscrições gratuitas devem ser feitas pelo site do CER.
“A Olimpíada Empreendedora visa estimular a aprendizagem criativa e criar uma comunidade de educadores baseada na troca de conhecimentos e experiências. O propósito do programa é que educadores e estudantes desenvolvam o mindset empreendedor, e se reconheçam como agentes protagonistas de mudanças, capazes de criar projetos que gerem impacto para a comunidade escolar”, destaca o analista do Sebrae Minas, Wendell Rodrigues.
O programa, 100% on-line e gratuito, será realizado em duas fases. Na primeira, os educadores irão passar por uma jornada de aprendizagem e terão a oportunidade de vivenciar experiências e desenvolver habilidades em três eixos de pensamento: Cultura de Aprendizagem, Cultura Empreendedora e Cultura de Inovação. Na segunda fase, no desafio final, eles irão montar equipes com estudantes para empreender soluções para desafios reais do contexto escolar, mediante o uso de tecnologias digitais.
Olimpíada 2020
A professora Priscila Barbosa, da Escola Estadual José Afonso de Almeida, em Sacramento, no Triângulo Mineiro, participou da primeira edição da Olimpíada Empreendedora, em 2020. Ela coordenou o projeto “DescontraidaMENTE”, que ganhou o 1º lugar na etapa estadual, na categoria Ensino Médio. A equipe desenvolveu um canal no Youtube e uma página no Instagram para levar conhecimento e informação de forma descontraída a outros estudantes.
“Foi uma jornada desafiadora, que me tirou da minha zona de conforto, e me mostrou novas possibilidades de educar de forma mais inovadora. Nossos alunos puderam desenvolver o seu potencial e foram os grandes protagonistas do projeto. Eles entenderam que empreender é gerar valor na vida de outras pessoas”, destaca a educadora.
No Vale do Aço, o professor Felipe Santana coordenou o projeto “CyberStaacks”, que ganhou o terceiro lugar na etapa estadual, categoria Ensino Médio. “Sempre tive facilidade em trabalhar com tecnologias digitais e queria desenvolver algo diferente com os alunos. Os treinamentos me fizeram aprender sobre novas plataformas e descobrir ferramentas que facilitam muito o meu dia a dia como professor”, ressalta.
Em 2020, na sua primeira edição, a Olimpíada Empreendedora gerou impacto em 729 escolas do estado, e envolveu 903 estudantes, que participaram do desafio.
Como participar
Até o dia 07 de setembro, educadores de todo o estado, do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas, podem se inscrever gratuitamente pelo site: https://cer.sebrae.com.br/olimpiada-empreendedora/ .
No dia 02 de setembro, quem quiser conhecer mais sobre o programa poderá participar de uma Live, que será realizada a partir das 19h, no perfil do Instagram da Olimpíada Empreendedora.
Olimpíada Empreendedora 2021
Inscrições gratuitas até 07 de setembro
Regulamento e inscrições pelo site do CER: https://cer.sebrae.com.br/olimpiada-empreendedora/
Live sobre a Olimpíada Empreendedora: Dia 02 de setembro, às 19h, no Instagram @olimpiada.sebrae