Se você não se considera uma excelente motorista, com certeza você conhece alguém que se gaba apelos feitos na direção. Mas tem hábitos ao volante que provam ao contrário.
Algumas pessoas que para demonstrar sua suposta habilidade, ou por desconhecimento, adotam práticas, que no fim das contas acabam com o carro, aumenta o consumo de combustível e colocam a própria vida e a de terceiros em risco.
Nessa lista abaixo, você vai conferir alguns exemplos de péssimos hábitos praticados por alguns motoristas, e se você pratica algum deles, saiba que isso tá te fazendo gastar dinheiro com manutenção entre outros reparos no seu veículo.
Descansar o pé no pedal de embreagem
Colocar o pé no pedal da embreagem acreditando que isso da mais agilidade na troca de marchas e furada. Ao fazer isso, você acaba criando pressão sobre o pedal e acaba reduzindo a vida útil desse componente. Sem querer, você pode criar uma pressão pequena, porém suficiente para afastar o plato do disco e pode acabar lixando a peça.
Comece a observar se o pedal está ficando pesado antes do prazo programado para troca de embreagem, pode ser um indicador que você já realizou esse péssimo ato por muito tempo.
Descer na ”banguela”
Colocar o carro na banguela ao contrário do que muita gente pensa, não é uma decisão genial, mesmo em tempos de gasolina na faixa dos R$ 7.
Isso não funciona muito bem porque, a maioria dos carros (circulando), já usa o sistema de injeção eletrônica, então, colocar o câmbio em ponto neutro na descida não reduz o consumo. Esse sistema continua injetando o combustível, independentemente do câmbio estar ou não engatado.
Agora se você quiser economizar combustível, você pode optar por deixar o carro rodar mais solto na descida, colocando uma marcha mais potente, sem pisar no acelerador. Com isso, você economiza combustível, já que o sistema vai enviar somente a quantidade necessária para manter o motor funcionando. Atenção, quando for descer uma serra mais sinuosa, não deixe o carro “solto” para sua própria segurança, prefira marchas menos potentes.
No mercado automotivo, já existem alguns carros com a função que permite ao motorista automaticamente desacopla o sistema de câmbio, para deixa o carro rodar livre, justamente para economizar combustível. O sistema permite ao motorista que após descer uma parte de ladeira, basta volta a pisar no acelerador, e o veículo já engata a marcha ideal.
Passar de lado no redutor de velocidade “lombada”
Essa talvez é a prática mais comum entres os motoristas, toda vez que for transpor uma lomba ou redutor de velocidade, o que não falta e gente passando de ladinho.
Mesmo que você não ouça o assoalho do carro raspando ou o escapamento tocando o solo, ao fazer isso, você vai ter problemas na estrutura do carro.
Ao passar na diagonal em redutores de velocidade ou lombadas, o que acontece é que, não ocorre a distribuição perfeita do peso e as forças sobre a suspensão ficam sobrecarregadas. Com o tempo, isso vai danificar os amortecedores e os respectivos braços do veículo, e também o próprio monobloco.
Ao passar de “ladinho” a estrutura do carro sofre torções para as quais ela não foi criada ou adaptada. O correto é reduzir ao máximo a velocidade e passar reto sempre que possível, caso o veículo raspe no chão, fique atento, você pode estar trasportando peso a mais do que o estabelecido no manual do carro.
Frear em cima da hora
Essa com certeza você já fez, mesmo que inconsciente, quem nunca deu aquela acelerada é depois precisou dar uma freada brusca ao se aproximar dos semáforos, lombadas, cachorros ou qualquer obstaculo na rua.
O que provavelmente você nunca pensou é que, acelerar e freia bruscamente mesmo vendo o objeto afrente, pode prejudicar os amortecedores, suspensão e freios.
Fazer isso frequentemente, além de exigir mais do conjunto de freios, pode desgastar as pastilhas e fluidos, o que vai te fazer gastar dinheiro com o serviço de manutenção antes do previsto pela fábrica do carro.
Segurar carro na embreagem
Aposto que você não sabia, mas ‘Segurar’ o seu carro com câmbio manual em um aclive, controlando embreagem e o acelerador, embora seja uma dinâmica que exige assertividade, destreza e coordenação, pode ser prejudicial ao carro, além de ser inútil.
Essa falsa ideia de que você vai conseguir arrancar o veículo mais rápido, é totalmente equivocada, isso detona todo o conjunto de embreagem.
A maneira mais indicada de segurar o carro na subida é usando o freio, para depois arrancar. É claro vale destacar, que existem modelos de carro equipados com controles de tração e estabilidade, esses veículos possuem assistente de partida em rampa, esse sistema mantém os freios acionados por alguns instantes após a retirada do pé do pedal.