Investimentos em capacitações da equipe e em novas plataformas de divulgação foram cruciais para a manutenção do negócio na pandemia
A pandemia da covid-19 trouxe muitas dificuldades para os pequenos negócios e exigiu dos empreendedores a busca por soluções para atender as novas demandas dos consumidores. Uma pesquisa do Sebrae mostra que 31% das empresas mudaram o funcionamento e precisaram se adaptar para manter a saúde financeira.
“O ano passado foi extremamente desafiador e cheio de incertezas, mas, mesmo diante desse cenário, não desistimos. Contratamos um profissional para potencializar nosso tráfego de exposição na internet, o que foi fundamental para nos mantermos no mercado”, enfatiza.
A empreendedora reforça que as mídias sociais são excelentes ferramentas de vendas. “Com o investimento nas redes, conseguimos aumentar nossa receita em mais de 15% “, conta Cybelle, que contratou ainda outro profissional para administrar a página no Instagram.
Além das medidas ligadas ao marketing digital, a empreendedora, que já fez o Empretec – capacitação que utiliza metodologia da ONU para potencializar as características e o comportamento empreendedor -, está colocando em prática o conteúdo que aprendeu no Programa Brasil Mais, iniciativa que busca aumentar a produtividade e a competitividade das empresas.
“Com o incentivo do agente de inovação, tirei muitas ideias que estavam engavetadas e tive coragem na tomada de decisão. Aumentamos nosso mix de produtos, como o serviço de câmbio automático, e adquirimos novos equipamentos que permitem que nossos funcionários desenvolvam o trabalho com mais agilidade e qualidade”, destaca.
Outra ação importante da empreendedora é a realização de reuniões e treinamentos mensais com os funcionários para apresentação de direcionamentos e propostas. “Assim, temos a certeza de que toda a equipe está trabalhando em prol do mesmo objetivo: conseguir a excelência no atendimento. Os funcionários compraram a ideia e se sentem motivados e valorizados, o que é fundamental”, garante.
Com o avanço da vacinação e a flexibilização das restrições impostas pela pandemia, Cybelle já enxerga novas possibilidades de melhorias também no espaço físico da oficina.
“Depois de tantos desafios e aprendizado, percebemos que podemos melhorar o visual da nossa empresa. Decidimos reformar o espaço físico para deixá-lo mais limpo e atrativo. Queremos tirar da cabeças das pessoas a ideia de que oficina é um ambiente sem higiene. Vamos oferecer uma nova experiência para nossos clientes e conquistar novos públicos, como as mulheres”, conclui.