A juíza Juliana Vênera disse que a criação da 2ª vara vai melhorar a prestação jurisdicional na região.
O presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, desembargador Gilson Soares Lemes, se reuniu, nesta segunda-feira (27/9), com a juíza da comarca de Taiobeiras, Juliana Vênera Campos e Silva, com o prefeito da cidade, Denerval Germano da Cruz, e com o deputado estadual Tito Torres.
O grupo esteve no TJMG para solicitar a instalação de mais uma vara judicial em Taiobeiras, que é comarca de vara única.
A juíza Juliana Vênera disse que a criação da 2ª vara vai melhorar a prestação jurisdicional na região.
“Há uma grande demanda na comarca, com distribuição mensal de cerca de 300 processos e um acervo ativo de quase 9 mil ações judiciais. A instalação da 2ª vara vai beneficiar cerca de 80 mil pessoas que vivem atualmente na região”, justificou a magistrada.
O presidente Gilson Lemes agradeceu a visita e afirmou que o Tribunal de Justiça de Minas está sempre atendo ao pleito dos juízes do interior do estado.
“Vamos pensar com carinho na comarca de Taiobeiras, durante a elaboração do Planejamento Estratégico do TJMG para os próximos meses. Nosso objetivo é melhorar a prestação jurisdicional para a população mineira e criar melhores condições de trabalho para juízes e servidores”, afirmou o presidente.
Para o prefeito de Taiobeiras, Denerval Germano da Cruz, a criação da 2ª vara na comarca trará alívio para a região. “Uma justiça mais célere é um dos fatores de desenvolvimento econômico e social. Nossa região está crescendo bastante, é o novo foco de desenvolvimento do extremo Norte de Minas Gerais. Ficamos muito satisfeitos com a receptividade do presidente Gilson Lemes”, disse.
A comarca de Taiobeiras, no Norte de Minas, abrange também os municípios de Berizal, Curral de Dentro, Indaiabira e o distrito de Barra de Alegria.
Presenças
Participaram também da reunião o superintendente de Gestão Predial do TJMG, desembargador Octavio Augusto de Nigris Boccalini; o desembargador Ramon Tacio de Oliveira; o juiz auxiliar da presidência, Cássio Azevedo Fontenelle; o procurador-geral do município de Taiobeiras, Rogério de Araújo dos Santos; a representante da OAB, Joyce Mendes; e João Soares Filho, assessor do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco.