A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quarta-feira (29) a Operação “Saint Nicolas”, objetivo é combater a exploração sexual infantil na internet. Um efetivo de aproximandamente 160 policias federais são cumprindo mandatos de busa e apreensão em todo o estado
De acordo com PF, a operação é uma ação integrada entre a Superintendência Regional em Belo Horizonte e todas as delegacias descentralizadas da Polícia Federal no interior de MG. Foram cumpridos 36 mandados de busca e apreensão, expedidos pela 35ª Vara Federal de Belo Horizonte, para as cidades de Belo Horizonte, Contagem, Santa Luzia, distrito de Mariana, Uberlândia, Uberaba, Juiz de Fora, Varginha, Montes Claros, Divinópolis e Governador Valadares, mediante emprego de aproximadamente 160 policiais federais.
As investigações tiveram início no âmbito da Polícia Federal, a partir do uso de ferramentas e técnicas investigativas que permitem a coleta de informações na Internet e a identificação de usuários que frequentemente compartilham ou comercializam esse tipo de arquivo na rede.
A ação de hoje reflete uma atuação proativa e integrada da Superintendência Regional e demais delegacias da PF no interior, com o intuito de reprimir de maneira uniforme e forte a disseminação de arquivos de imagem e vídeo com conteúdo de abuso sexual infantil no Estado de Minas, ressaltando que a internet não é ambiente livre para esse fim.
Os investigados poderão responder pelos crimes previstos nos artigos 241-A e 241-B do Estatuto da Criança e do Adolescente, dentre outros, e se condenados, cumprir até 10 anos de reclusão mais multa.
Seguindo todos os protocolos de cuidados do Ministério da Saúde, a Polícia Federal prossegue com seu trabalho.