Lançado nesse mês pelo Governo Federal e Caixa Econômica Federal, o Habite Seguro – Programa Nacional de Apoio à Aquisição de Habitação para Profissionais da Segurança Pública estará disponível a partir de novembro, mediante regulamentação do Ministério da Justiça e Segurança Pública. A contratação poderá ser realizada em um Correspondentes Caixa Aqui ou em qualquer agência do banco.
O Deputado Federal Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG) que é defensor de medidas que ofereçam dignidade e qualidade de vida para os profissionais dos órgãos de segurança pública, destaca a importância do programa.
“É preciso proteger e sempre valorizar os agentes de segurança pública de nossa nação. E, através do programa Habite Seguro, que beneficiará profissionais de segurança pública e defesa social com subvenções financeiras e condições diferenciadas de crédito imobiliário para aquisição da tão sonhada casa própria, isso será possível. Medidas voltadas à concretização do direito à moradia digna contam sempre com nosso integral apoio”, afirma Marcelo Freitas.
O parlamentar explica que o programa é destinado a integrantes ativos, inativos, reformados, da reserva remunerada e aposentados das instituições de segurança pública com renda mensal de até R$ 7 mil que ainda não possui imóvel próprio.
“Poderão aderir ao programa policiais da polícia federal, polícia rodoviária federal, polícias civis, polícias penais e polícias militares; bombeiros integrantes dos corpos de bombeiros militares; agentes penitenciários, peritos e papiloscopistas dos institutos oficiais de criminalística, medicina legal e identificação; e integrantes das guardas municipais que deverão comprovar o cumprimento das disposições estabelecidas na Lei nº 13.022, de 08 de agosto de 2014”, detalhou Marcelo Freitas.
Os profissionais com renda mensal superior a R$ 7 mil também poderão aderir ao programa.
“É importante lembrar que o Habite Seguro também será disponibilizado para os profissionais com renda mensal superior a R $ 7 milhões ou queiram financiar um imóvel com valor superior a R $ 300 mil. As linhas de financiamento dos imóveis têm prazo de pagamento de até 35 anos, com destaque para a modalidade Poupança Caixa, lançada em 2021. A linha conta com taxas a partir de 3,35% a.a, somado à remuneração adicional da poupança e saldo devedor atualizado mensalmente pela TR. Nessa modalidade, o cliente pode escolher ainda por um prazo de carência de seis meses para início do pagamento da parcela de juros e amortização”, explica Freitas.
Os profissionais da segurança pública também contarão com os diferenciais para aquisição de casas, apartamentos e terrenos de propriedade do banco, que estão disponíveis para compra com descontos e atendimento especializado pelo endereço: www.caixa.gov.br/ximoveis .
“Para estes imóveis, pode haver financiamento de até 100% do valor de venda, sem necessidade de entrada, prazo de até 35 anos para pagar. Além disso, há taxas diferenciadas na modalidade Poupança Caixa, a partir de 2,50% a.a, somado à remuneração adicional da poupança e saldo devedor atualizado mensalmente pela T.R. Nessa modalidade, o cliente também pode definir por carência de seis meses para início do pagamento da parcela de juros e amortização”, concluiu Marcelo Freitas.
Outras informações sobre o programa Habite Seguro podem ser obtidas no endereço eletrônico: www.caixa.gov.br/habiteseguro.