As demandas referentes à saúde, educação e infraestrutura de Mirabela foram apresentadas aos responsáveis pelo projeto Governo Itinerante, executado pela Secretaria de Governo de Minas Gerais. O Prefeito Luciano Rabelo esteve na sede da Associação dos Municípios da Área Mineira da Sudene (Amams) juntamente com outros chefes de Municípios Norte-mineiros. São três dias de trabalho da equipe do Governo na região.
“Solicitamos recursos para a pavimentação do acesso a Muquém, da MGT-135 até o distrito. Já temos o projeto pronto, agora falta dinheiro para executar; Outra importante ação é a modernização do parque tecnológico do Hospital Municipal São Sebastião; pedimos investimentos para equipamentos e mobiliários para as escolas estaduais, municipais e cemeis; nosso foco também foi a construção de duas quadras nas escolas Estadual Santa Maria, em Muquém e Municipal Roberto Vieira da Costa, em Riacho das Pedras; três ônibus para atender a área rural e urbana e van que atenderá toda a comunidade; finalizando apresentamos a necessidade de construção da sede própria do Caps, projeto já contemplado, mas até o momento sem nenhum quitação de parcelas. Agora, é aguardar o posicionamento do Governo frente às necessidades de Mirabela”, falou Luciano.
Como publicado pela Amams, a coordenadora da equipe do Governo, Michele Cota, explicou que o Estado quer ouvir os prefeitos e lideranças, para depois com base na demanda, definir como poderá atender os prefeitos mineiros.
Ela lembra que nesse primeiro momento o Estado apresenta aos municípios as políticas públicas na saúde, educação e assistência social, como as cirurgias eletivas, compra de equipamento de saúde e ainda o acordo para pagamento da dívida da saúde, em razão da retenção ocorrida de 2015 a 2018. Na educação tem os recursos para a construção de quadras, frota de veículos e equipamentos.