21 de setembro, 2024

Um homem de 36 anos foragido da justiça do estado do Amazonas foi na noite desta quarta-feira (20), em Montes Claros. O homem comandava uma facção criminosa, em Tabatinga, no estado do amazonas. O criminoso usava documento falso e tentava se restabelecer na cidade.

Segundo a Polícia Militar, Damazon Peza Mafald é apontado pela polícia como ex-chefe do Comando Vermelho nos estados do Amazonas e Pará. Foragido, há dois anos o criminoso residia em Montes Claros, onde foi preso com um mandado de prisão em aberto.

Foi por meio de um levantamento do serviço de inteligência, que a PM chegou até Damazon. O criminoso estava sendo monitorado há algum tempo e segundo as investigações, ele tinha aqui em Montes Claros, uma vida normal: longe de qualquer suspeita. No momento da prisão, o criminoso apresentou para os policiais uma identidade falsa, mas acabou confessando ser um foragido da justiça.

Foto da apreensão de 60 quilos de pedras de óxi de cocaína em Breves

Em 2014 Damazon foi preso em flagrante, junto com um comparsa, com 60 quilos de pedra de óxi na cidade de Breves, na Ilha de Marajó. O subproduto é usado como principal matéria-prima da pasta-base de cocaína. Em 2009 ele já havia sido preso, junto com 11 integrantes do comando vermelho, no estado do Pará, com 80 quilos da mesma droga. Na ocasião, Damazon cumpriu pena por tráfico de drogas por cerca de 4 anos.

O Comando Vermelho é uma das maiores organizações criminosas do Brasil, surgiu no Rio de Janeiro em 1979. Com o passar dos anos, a facção ganhou ramificações em outras partes do País e por isso Damazon comandava a organização em pelo menos dois estados na região norte. De acordo com o serviço de inteligência da polícia amazonense, o criminoso era o responsável por fazer contatos com traficantes do Peru e Colômbia e comandava o tráfico de drogas na região de fronteira, mas um desentendimento com outros integrantes da facção e as constantes ameaças de morte, o fizeram fugir e se esconder aqui no Norte de Minas.

Damazon que viviam aqui com a família acreditava que a distância fosse impedir sua prisão. Ele foi levado para a delegacia da Polícia Civil onde prestou depoimento. Ele será levado para o sistema prisional onde ficará à disposição da justiça.

About The Author