A 2ª etapa anual de vacinação contra a febre aftosa em todo o território mineiro começa na próxima segunda-feira, 1º/11. Deverão ser imunizados bovinos e bubalinos com idade de zero a 24 meses. A expectativa é que, até 30 de novembro, sejam imunizados cerca de 10 milhões de animais em todo o estado. O superintendente técnico do Sistema FAEMG/SENAR/INAES, Altino Rodrigues Neto, destaca que é muito importante que todos os produtores façam a imunização de seus rebanhos, garantindo a sanidade e a previsão de retirada da vacinação no estado ao final de 2022.
Não deixe para a última hora!
Altino alerta que os produtores poderão ter dificuldades para adquirir as vacinas, já que, por conta da previsão de retirada, muitos laboratórios já reduziram o volume de fabricação. “Produtor, fique atento! Verifique a disponibilidade do produto nos pontos de venda da sua região, e antecipe a aquisição da vacina! Evite deixar para o final do prazo!”
A vacinação deve ser realizada até o dia 30 de novembro, e o criador tem até o dia 10 de dezembro para fazer a comprovação. Após esse prazo, está sujeito à multa de 25 Unidades Fiscais do Estado de Minas Gerais (Ufemgs) por animal, equivalente a R$ 98,6 por cabeça. A declaração de vacinação também é obrigatória e o produtor que não o fizer até 10 de dezembro poderá receber multa de 5 Ufemgs, equivalente a R$ 19,72 por cabeça.
O produtor pode comprovar a vacinação dos animais usando o formato eletrônico de declaração que estará disponível em www.ima.mg.gov.br ou, caso tenha cadastro, acessando o Portal de Serviços do Produtor. “Quem preferir, pode procurar o Sindicato Rural para declarar a vacinação”, informa o presidente da entidade em Montes Claros, José Avelino Pereira Neto. Além disso, para facilitar a localização da propriedade, o IMA recomenda o envio do Cadastramento Ambiental Rural (CAR) no momento da declaração.
Mais informações podem ser obtidas pelos telefones 3215-1058 e 99907-9520.