O Deputado Federal Delegado Marcelo Freitas (PSL/MG) parabenizou a ação da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal que, no último domingo (31), desmantelou uma quadrilha do ‘novo cangaço’ que se preparava para realizar uma ação contra instituições financeiras e transportadoras de valores, na cidade de Varginha, no Sul de Minas.
“Com enorme satisfação, enaltecemos o trabalho de todos os policiais que atuaram de forma precisa na maior operação da história de combate ao Novo Cangaço no Brasil (assaltantes de banco). Nenhum policial saiu ferido. A ação foi um sucesso. Parabéns PRF e PMMG pelo excelente trabalho realizado. Força e honra sempre!”, afirmou Marcelo Freitas.
O parlamentar destacou também o trabalho de inteligência das Forças de Segurança que vem impedindo a prática de ações criminosas no Estado.
“O combate ao crime vai desde a elaboração de leis penais, com a qual trabalhamos hoje, até a atuação do poder judiciário, que as aplica, baseado na investigação policial, onde ocupamos o cargo de Delegado de Polícia Federal por mais de duas décadas. Por vezes, porém, a atuação estatal tem que ser efetiva e à altura dos males que determinados crimes causam à sociedade. O combate ao crime organizado requer um Estado forte, integrado e com excelência em serviço de inteligência policial”, declarou Marcelo Freitas.
Quanto às mortes resultantes do confronto, o parlamentar destacou que a PMMG e a PRF demonstraram alto nível de competência, preparo e coragem para proteger a população.
“A morte nunca é desejada, trata-se de medida de caráter excepcional na atividade policial. No exercício de suas funções, os policiais buscam realizar prisões. Contudo, em situações limite, como a ocorrida em Varginha/MG, em que assaltantes de alta periculosidade, fortemente armados, entram em troca de tiros com a polícia, o revide é inevitável, para a proteção da vida dos policiais e, indiretamente, da própria sociedade”, ressaltou Marcelo Freitas.
INVESTIMENTOS – A segurança pública é uma das prioridades do deputado que já destinou milhões de reais, via emendas individuais e de bancada, para as polícias Civil e Militar de Minas Gerais. “Além do combate à corrupção, nossa maior bandeira, não descuidamos da saúde, educação e segurança, tripé básico sobre o qual firmamos o nosso atuar na Câmara dos Deputados. E é dentro do propósito de promoção da segurança pública que trabalhamos para fortalecer cada fez mais as instituições e promover o combate a criminalidade”, concluiu Marcelo Freitas.
OPERAÇÃO – Numa das maiores operações relacionada à Organização Criminosa “Novo Cangaço”, as Polícias Rodoviária Federal (PRF) e Militar de Minas Gerais (PMMG) conseguiram neutralizar, na madrugada do último domingo (31), a ação criminosa que visava atacar instituições financeiras na cidade de Varginha. Durante o confronto, 26 integrantes da organização criminosa, fortemente armados, foram atingidos. Eles chegaram a ser socorridos, mas vieram à óbito.
No local foi apreendido um verdadeiro arsenal de guerra: fuzis, explosivos, coletes à prova de balas, roupas camufladas e carregadores municiados, além de vários veículos roubados, uma metralhadora de uso exclusivo das Forças Armadas e “miguelitos” (objetos perfurantes feitos com pregos retorcidos usados para furar os pneus das viaturas policiais).