Eu sou o Andrey Veloso, assessor de investimentos e hoje eu vou te explicar porque a diversificação de investimentos é tão importante na hora de começar a colocar o seu dinheiro para trabalhar pra você.
Vamos imaginar o cenário em que, um investidor aplica 100% do seu patrimônio financeiro no mercado de Ações. Em seguida surge a pandemia do covid-19, suas ações oscilam além do normal e caem de preço. Mas este investidor precisa de parte do seu recurso. Afinal, ele é autônomo, e foi obrigado a parar de trabalhar por um tempo, e se vê em uma situação que precisa resgatar parte do seu investimento, justamente em um momento de crise, onde seu recurso perdeu valor.
Vamos visualizar outra situação, um investidor aplica todo o seu recurso no Mercado Imobiliário. Porém, com tantas pessoas seduzidas a este tipo de investimento, acaba havendo muita oferta e pouca demanda, resultando em uma desvalorização desses imóveis. E, por motivos pessoais, o investidor necessita do recurso em um prazo menor, ficando sem saída e perdendo parte do valor investido.
Os exemplos citados são dois dos vários que justificam aquela velha frase muito utilizada no mercado Financeiro: “Nunca coloque todos os ovos na mesma cesta”. A diversificação serve tanto para diminuir o risco quanto para te preparar para os momentos de crise. Além disso, reduz a possibilidade de surpresas negativas e aumenta a proteção, dando aquela sensação de tranquilidade. A diversificação nos investimentos não se trata simplesmente na escolha de vários ativos, mas na justa distribuição dos recursos em diferentes classes.
Em seguida é considerado os conceitos do Tripé Financeiro: Liquidez, que é a facilidade de converter um ativo em dinheiro; Rentabilidade, que são os ganhos obtidos em um investimento; e Risco, que é a previsibilidade ou não do comportamento da remuneração de cada investimento, a partir de sua possível volatilidade.
Você, atual ou futuro investidor, possui seus objetivos traçados? Seja para adquirir algum bem ou alcançar a Liberdade Financeira, por exemplo. Com base nesses objetivos, estabeleceu prazos (que é o horizonte de tempo que o dinheiro ficará aplicado)? Então, entenda qual é o seu perfil: na hora de dormir, você se incomodaria com oscilações e na possibilidade de seu dinheiro ficar negativo por um tempo? Quanto maior o seu incômodo, mais conservador você pode ser. Quanto menor este incômodo, mais moderado ou arrojado você é para investir.
Com essas informações em mãos, voltamos ao Tripé Financeiro, e fazemos uma simples análise:
– Se você quer mais segurança e o recurso mais disponível, então terá que abrir mão de mais rentabilidade;
– Se você quer mais rentabilidade e mais segurança, então terá que abrir mão da liquidez (investindo para um prazo mais longo);
– Se você quer o recurso mais disponível e uma rentabilidade maior, então terá que abrir mão da segurança, arriscando um pouco mais. Deve-se ter o CUIDADO para a diversificação não se tornar a pulverização. Pulverizar é investir em ativos com características e comportamentos iguais, que possuem alta correlação, isto é, quando se analisa o comportamento de um investimento em relação ao outro. Em razão disso, é importante escolher ativos que sigam caminhos diferentes.
É comum a busca pela “galinha dos ovos de ouro”, que são investimentos de maior rentabilidade e rápido retorno, no entanto, o mercado financeiro é cheio de surpresas !!! Desta forma, traçada uma estratégia de investimentos após entender todos os conceitos acima descritos sigam com essa estratégia e sempre equilibre a sua carteira com os aportes eventuais, de forma diversificada. Entendemos que, com a falta de tempo, torna-se necessário a ajuda de um profissional para que toda essa Inteligência Financeira seja utilizada de forma simples e objetiva.
E a figura do Assessor de Investimentos atua justamente no auxílio desta tomada de decisões, por isso, nós da InvestSmart XP de Montes Claros estamos prontos para te ajudar. Qualquer dúvida, é só nos procurar no (38) 99830-1131.