22 de novembro, 2024

Foto: Divulgação

A Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal da Fundação Dr. Moisés Magalhães Freire recebeu uma ornamentação especial, em alusão à Campanha Novembro Roxa, que objetiva sensibilizar a população sobre a prematuridade e alertar sobre o crescente número de partos prematuros. Nesta semana, a Fundação promoveu a sua 1ª Semana Azul Roxo, para alertar e enfatizar sobre as informações para a saúde do homem e as consequências do nascimento antecipado para o bebê, para sua família e para a sociedade.

Na segunda-feira (15), a semana especial foi iniciada com a entrevista do urologista Dr. Lucas Fraga na rádio Itatiaia de Pirapora, que destacou os cuidados necessários para a Saúde do Homem, com ênfase para a Campanha Novembro Azul. Na terça (16), a Fundação oficializou o projeto social Kit Maternidade, desenvolvido pela instituição, com a colaboração de empresas e profissionais parceiros. A iniciativa visa beneficiar as famílias mais carentes, atendidas pela Fundação, com a entrega de mantas, luvas, meias e toquinhas para os recém-nascidos.

No dia 17 de novembro, Dia Mundial da Prematuridade, o médico pediatra Dr. Helder Leone, coordenador da UTI Neonatal da Fundação, através da entrevista no programa Observatório Feminino, da rádio Itatiaia de Pirapora, fez esclarecimentos fundamentais para os ouvintes e internautas, sobre a conceituação de prematuridade, a importância do pré-natal e abrangência da Neonatal da Fundação. O especialista também compartilhou orientações importantes para as famílias de gestantes e de bebês prematuros.

O setor Psicossocial da Fundação também participou da programação especial. Contando com psicólogos e assistentes sociais, este corpo de profissionais colabora, indispensavelmente, no acolhimento das famílias e dos seus bebês, fortalecendo o processo de humanização, tão priorizado nos serviços e atendimentos disponibilizados pelo hospital. 

 

A mobilização para informar e conscientizar a população é um trabalho social da Fundação, para o presidente da instituição, Luis Gustavo Massa. “Essa é mais uma forma de contribuição da Fundação para a Saúde Pública regional. A empatia dos nossos profissionais em levar informação e alertar as pessoas sobre a importância da prevenção, seja sobre a saúde do homem, prematuridade e o pré-natal, pode se tornar um diferencial na vida de milhares. Outro aspecto é a oportunidade dessas pessoas conhecerem um pouco mais da estrutura que oferecemos como a UTI Neonatal, que é uma referência no estado”. Pontuou Luis Gustavo.

About The Author