Pesquisa do Sebrae comprova ampla adesão dos pequenos negócios à forma de pagamento
Desde novembro de 2020, quando o Pix foi implantado pelo Banco Central,ficou mais fácil e rápida a realização de transações financeiras, o que agradou os donos de pequenos negócios.
Dados de uma pesquisa do Sebrae, realizada
em novembro de 2021, mostram que 83% dos que aderiram à forma de pagamento consideram que a medida foi positiva para seus empreendimentos.
Proprietária da loja de material esportivo Zito Sports, em São Francisco, no Norte de Minas, Sabrina Versiani aprovou a plataforma. A empreendedora decidiu oferecer descontos para quem utiliza a ferramenta de transferência e, de lá para cá, as vendas só cresceram.
“Adotei o Pix desde que ele foi implantado e está sendo excelente para a loja. Nossas vendas aumentaram em torno de 15%. Todos saem ganhando, em razão da facilidade e agilidade da operação”, observa.
A empreendedora diz incentivar os clientes a usarem a plataforma, mesmo que não tenham internet disponível no celular. “Fazemos o possível para agradar a clientela e até oferecemos o wi-fi da loja caso a pessoa não tenha internet móvel. É uma das formas que temos de oferecer descontos aos clientes e, ao mesmo tempo, aumentar nossas vendas”, enfatiza.
Sabrina conta que ainda há consumidores resistentes à utilização da tecnologia, mas que aos poucos estão se acostumando à nova forma de pagamento. “Com o tempo, vários deles vão percebendo que é uma forma segura, prática e ágil para comprar à vista e pagar menos”, ressalta a empreendedora.