Procedimento permitiu retirada da próstata de forma minimamente invasiva
Um homem de 58 anos, diagnosticado com câncer de próstata, foi o primeiro paciente do Hospital de Cirurgias da Serra Geral, em Janaúba, a ser submetido a uma cirurgia de retirada de um tumor na região pélvica por videolaparoscopia. O procedimento, inédito na cidade, é minimamente invasivo e permite melhor e mais rápida recuperação do paciente.
A cirurgia, denominada Prostatectomia Radical Videolaparoscópica, foi realizada pelo urologista Dr. Gilfred Canuto Pereira, com auxílio do Especialista em Cirurgia Geral, Dr. Edson Gomes Silva, a Anestesista Dra. Aneliese Canuto e equipe de apoio, que contou com a Instrumentadora Ana Julie Silveira Lopes e as Circulantes Maria do Socorro Lopes Nunes e Hélia Silva Duarte. A operação durou cerca de três horas.
O paciente, que é de Porteirinha, descobriu a doença em setembro deste ano, durante os exames de toque e de sangue. No resultado, foram percebidas alterações no PSA, ocasião em que foi indicada a biópsia no paciente.
O procedimento
Segundo o urologista Gilfred Canuto, para a cirurgia foram necessárias apenas 4 pequenas incisões no corpo do paciente, uma delas para a colocação da câmera de vídeo.
“Por meio desse método cirúrgico, a chamada dissecção do tumor é feita de uma forma bem mais delicada e menos agressiva. Isso ajuda muito na recuperação da continência urinária e o paciente consegue retomar os hábitos normais de vida em um tempo mais curto, inclusive das funções sexuais”, explica o Dr. Gilfred, destacando que na cirurgia comum – prostatectomia radical aberta – o período de repouso é de até 90 dias, enquanto a videolaparoscópica leva apenas 30.
“Além da rápida recuperação do paciente, o procedimento permite a diminuição do tempo de hospitalização, dor e menor sangramento”, ressalta o urologista.
Pós-operatório
A retirada dos pontos e da sonda é feita no consultório e, a partir de então, o paciente terá de fazer exames regulares de PSA para verificação de recidivas. O tempo de acompanhamento é longo.
A vida sexual para quem passa por este tipo de cirurgia é retomada aos poucos, pois os nervos de ereção passam próximos à próstata. Após sua retirada, ocorrem algumas lesões. Além disso, o homem pode apresentar incontinência urinária.
Cirurgias inéditas em Janaúba
O Hospital de Cirurgias da Serra Geral também já está estruturado para a realização de outras Cirurgias por vídeo. Também na unidade, uma criança de 11 anos foi submetida a outra cirurgia inédita na cidade: pieloplastia por vídeo. Esse procedimento cirúrgico é indicado no caso de alterações da ligação entre o ureter e o rim, o que pode levar, a longo prazo, a disfunção e falência renal. Assim, esse procedimento tem como objetivo restaurar essa ligação, prevenindo o surgimento de complicações.
A Pieloplastia por laparoscopia é menos invasiva, já que é realizada através de 3 pequenas incisões no abdômen, e promove recuperação mais rápida da pessoa. A criança se recupera bem do procedimento, considerado “um sucesso” nesta etapa do tratamento pelos profissionais que atendem no Hospital de Cirurgias da Serra Geral, que recebe diariamente pacientes de toda a Serra Geral e de cidades do complexo Jaíba.
“A estrutura do hospital tem sido muito importante para conseguir colocar em prática técnicas que vão proporcionar mais conforto aos pacientes da nossa região, com o mínimo de incisões, com maior ganho estético e rápida recuperação. O melhor é que tudo isso pode ser feito mais perto de casa. Não é mais preciso se deslocar até outras cidades distantes para conseguir realizar essas cirurgias”, finaliza Dr. Gilfred Canuto.