21 de setembro, 2024

Foto: Divulgação / Internet

Em dezembro, mês que muitas pessoas enfeitam a casa com luzes natalinas, a Equatorial Energia faz um alerta para os riscos de acidentes causados pelas decorações. 

Os enfeites e as luzes exigem alguns cuidados, para evitar acidentes e prejuízos causados por adereços piratas e instalações inapropriados. O executivo da concessionária de energia do Pará, Alexandre Freitas, fala dos cuidados a serem tomados.

“(…) deve ficar de olho nas embalagens desses pisca-piscas, que devem conter informações técnicas, como instrução de uso, potência e tensão de alimentação. As lâmpadas de LED são consideradas mais seguras e econômicas”.

Foto: Divulgação / Internet

 

O consumidor, ao adquirir produtos natalinos, deve ficar atento em relação à quantidade dos produtos e o estado de conservação. É recomendado também observar se os fios elétricos estão rompidos antes de usá-los. Verifique se o produto possui selo de certificação do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), e se a embalagem contém informações técnicas, como instruções de uso, potência e tensão de alimentação. Alexandre Freitas, executivo da Equatorial Pará, dá mais dicas de uso.

“As ligações desses enfeites devem ficar longe do alcance de crianças e ornamentações, como cortinas e tapetes, ou mesmo móveis de MDF. Artigos decorativos não devem ser instalados próximos aos postes ou fios da nossa rede elétrica. Em ambientes externos, deve se atentar para cercas, grades ou qualquer outro metálico. Na hora da reutilização desses enfeites, é importante conferir a integridade do condutor de energia: emendas e conexões mal feitas devem ser evitadas ao máximo, pois os fios não devem ter o seu isolamento – aquela capinha protetora – rompido ou conexões e emendas com folgas também. Não deixe ainda os fios no chão, onde há circulação de pessoas, veículos e animais”.

About The Author