22 de novembro, 2024

Novos espaços construídos por presos facilitarão trabalhos de ressocialização

Nove salas administrativas, uma sala para oficinas, biblioteca e refeitório, além de duas celas com capacidade para admissão de 16 novos detentos foram inauguradas no Presídio de Bocaiúva, no Norte de Minas, nessa segunda-feira (13/12). As obras, que começaram em 2020, contaram com a participação de 15 detentos, sendo quatro com experiência prévia na área.

Os outros 11 presos foram treinados na própria unidade prisional, pelo policial penal Adenilson Avelino e pela arquiteta voluntária, Bianca Oliveira. Todos terão direito à remição de sentença por participarem do projeto. A cada três dias trabalhados um é diminuído da pena. 

A verba para a construção veio de recursos pecuniários, disponibilizados pelo Judiciário e administrados pelo Conselho da Comunidade. Foram investidos R$ 80 mil na ampliação e nas melhorias. 

A unidade inaugurou, ainda, três salas de audiência virtual, totalmente equipadas e modernas. Os recursos para a pintura e compra de equipamentos vieram do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG). 

“Com muito orgulho, inauguramos mais uma etapa de ampliação do Presídio de Bocaiuva. Estamos, agora, preparados para a implantação de novos projetos de ressocialização, com criação de vagas de trabalho, programas de educação e minimização do impacto da lotação carcerária local”, destacou o diretor-geral do Presídio, Douglas Melo. 

Evento

Participaram da inauguração o prefeito da cidade, Robert Torres; o juiz de direito Rodrigo Konichi; o promotor de Justiça Franklin Reginato; o delegado de Polícia Civil, Leonardo Diniz; além de vereadores, Conselho da Comunidade, Pastoral Carcerária, secretários do município, membros do Corpo de Bombeiros, policiais penais e servidores administrativos da unidade. 

About The Author