O Idene integra 265 municípios das regiões Norte e vales do Jequitinhonha, Mucuri e Rio Doce
O diretor-geral do Idene, Carlos Alexandre Gonçalves, se reuniu virtualmente com os colégios Marista Padre Eustáquio (BH) e Marista São José (Montes Claros), Caritas Brasileira (regional Minas Gerais) e com a estudante Ana Vitória de Castro Gonçalves. O objetivo da reunião, na última terça-feira (11/1), foi ampliar os pontos de coleta para receber doações às vítimas dos vales do Jequitinhonha, Mucuri, Rio Doce e Norte de Minas.
“Essa parceria com o Marista e a Cáritas Minas Gerais vai trazer bons resultados. Temos o apoio da Defesa Civil de Minas Gerais e os escritórios regionais em Montes Claros, Janaúba, Januária, Diamantina, Salinas, Governador Valadares, Jequitinhonha Araçuaí e Teófilo Otoni. Estamos prontos para sensibilizar a todos e ajudar a população que enfrenta tanto sofrimento”, disse o diretor-geral do Idene, que também tem trabalhado como interlocutor junto à Defesa Civil e outros órgãos governamentais.
Com boa parte da região metropolitana também sofrendo os efeitos das chuvas nos últimos dias, o Norte de Minas e o vales continuam pedindo socorro, pois lá as enchentes ocorreram de forma mais intensa há duas semanas, mas a normalidade ainda não foi restabelecida.
A diretora do Marista Padre Eustáquio, Fátima Rodrigues, elogiou a iniciativa da aluna Ana Vitória de se sensibilizar e pedir o engajamento de toda a sociedade para a situação de calamidade. “Queremos participar ativamente para ajudar todas as vítimas da área do Idene e também da região metropolitana de Belo Horizonte”, afirmou.
Cida Vieira, do Marista São José, disse que existem municípios do Norte de Minas, que ainda têm pessoas ilhadas e precisando de água potável, alimentos, produtos de limpeza e de higiene pessoal, roupas e até eletrodomésticos. “Muitos perderam tudo, incluindo suas fontes de renda, como plantações e animais”, enfatizou a professora.
A representante da regional Minas Gerais da Cáritas, Ana Crystina, lembrou que a instituição ligada à Igreja Católica possui estrutura em diversos municípios e pode também ser um ponto de apoio na arrecadação. Ao final da reunião todos foram unânimes na busca do engajamento da sociedade frente ao desafio das enchentes e suas graves consequências.
Pontos de coleta (escritórios regionais do Idene)
Montes Claros (Avenida deputado Esteves Rodrigues, 974, 1º andar, bairro Melo)
Januária (Rua 13 de maio, 700, centro)
Janaúba (Rua Caetés, 173, Esplanada)
Salinas (Rua Felismino Henrique, 48)
Diamantina (Avenida Francisco Sá, 401, Centro)
Governador Valadares (Rua Ribeiro Junqueira ,160, Centro)
Teófilo Otoni (Rua Coronel Tiago Luz, 108, Jardim Iracema)
Araçuaí (Rua Dom Serafim 958, Santa Tereza)
Jequitinhonha (Avenida Dr. Franco Duarte 436, Centro
Parceiros com pontos de coleta
Montes Claros: Colégio Marista São José, Rua Champagnat, 81 – Roxo Verde/ Horário: 8h às 18h
Belo Horizonte: BH: Av. Nossa Senhora do Carmo, 230 – Savassi – Estacionamento do Marista Hall.
Araçuaí: Cáritas Diocesana, Rua Goiás, 339, Alto Santuário
Cachoeira de Pajeú: Rua Minas Gerais,282, Paroquia Nossa senhora da Conceição
Medina: Paróquia Santa Rita, Rua Francisco Figueiredo, 34 – Centro
Ponto dos Volantes: Paróquia São Sebastião em Perpétuo, Rua da Matriz, n°1, Centro
Sete Lagoas
Cáritas Diocesana Sete Lagoas, Rua Gov. Milton Campos, 31 Centro, 13h às 17h.
Cúria Diocesana: Rua Major Campos, 54, Centro, 8h às 17h
Catedral de Santo Antônio: Pça Tiradentes, 11, Centro, 8h às 17h
Paróquia São Pedro: Rua Mestre João Silvério, 175, Jardim Arizona, 8h às 17h
Academia Podium: Rua Cachoeira da Prata, 275, Canaã, 6h às 22h