Em fase de reestruturação, o PSDB do Norte de Minas Gerais conta com a liderança do respeitado médico oftalmologista Emerson Guimarães, um dos nomes mais comentados no meio político da região. Ele assumiu recentemente a presidência do Partido em Montes Claros.
Outro nome que vem ganhando espaço dentro da agremiação é o do também médico cirurgião plástico, Dr. Vitor Hugo, que se diz animado com o convite para militância tucana, uma vez que enxerga a necessidade de uma discussão maior sobre política na região. “O Norte de Minas está carente de muitas coisas, principalmente de qualificação profissional para os jovens”, pontua.
Durante conversa com a equipe de reportagem do GN, Dr. Vitor Hugo lamentou o fechamento da Escola Técnica. “Deveriam abrir mais escolas técnicas, não fechar. Muitos jovens completam 18 anos e não sabem o que fazer, não existe qualificação acessível para todos e isso precisa mudar urgentemente”, comentou.
Candidato a deputado federal em 2018 e a prefeito de Montes Claros em 2020, Dr. Emerson Guimarães fez questão de falar sobre as benfeitorias dos governos Tucanos no Norte de Minas. “Sinto-me honrado em liderar um grupo que pensa a política de uma forma diferenciada e humana. Estamos animados com a missão que nos foi confiada pelo PSDB e não iremos abrir mão de fortalecer cada vez mais a sigla na região”, informou Guimarães.
“Não podemos esquecer jamais tudo o que foi feito pelo Norte de Minas durante os governos Tucanos. Aqui eu poderia citar milhares de obras, projetos e programas criados para cá, mas vou citar como exemplo o Mães de Minas, um programa que contribuiu significativamente para o fim da mortalidade infantil e materna na região. 89 municípios da região foram beneficiados e mais de 26 mil mães cadastradas no programa”, relembrou o Tucano.
Ainda segundo Dr. Emerson, foi feito um investimento de mais de 73 milhões, com reforma e ampliação de UBS, totalizando 269 obras, com mais de 80 municípios sendo contemplados na região norte. “Na saúde, no saneamento, na educação, enfim, em todos os setores existem importantes obras realizadas nos governos Tucanos, o que faz do PSDB um dos partidos mais importantes para os mineiros”, finalizou o médico.
Questionados sobre as possíveis candidaturas pelo Norte de Minas neste ano, os líderes do PSDB em Montes Claros afirmaram que existe um grupo consolidado dentro da agremiação discutindo política de forma diferenciada, mas que ainda não existe nada oficializado pelo partido, apenas especulações.
Com a saída definitiva das ex-deputadas estaduais Ana Maria Rezende e Elbe Brandão, da política, abre-se um leque que poderá emplacar novas lideranças da região no cenário político mineiro e nacional.