Nesta quinta-feira (3/2), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) deflagrou a operação Marco Zero, resultando no cumprimento de mandados de busca e apreensão na Prefeitura de Florestal, Região Metropolitana, e na residência de investigados, em Pitangui, região Central do estado. Dois homens foram conduzidos em flagrante para a delegacia.
As investigações, a cargo da Delegacia Regional de Polícia Civil em Juatuba, apuram crimes de peculato, falsificação de documento público e inserção de dados falsos em sistemas públicos.
Na ação, foram apreendidos vários documentos e dispositivos de informática relacionados com os crimes investigados. Durante as buscas na casa de um dos suspeitos, foram localizadas caixas de teste de covid-19 e lancetas para teste de HIV desviados da Secretaria de Saúde de Florestal.
Foram recolhidos também diversos receituários médicos para medicamentos controlados e tarja preta, atestados médicos e pedidos de exames médicos, todos em branco, mas assinados e carimbados por médicos. As equipes policiais encontraram, ainda, um aparelho datashow com número de patrimônio da prefeitura.
Os dois suspeitos encaminhados à Delegacia Regional serão autuados em flagrante pelo desvio de materiais, patrimônio e documentos públicos.
A operação segue em andamento e outras informações serão divulgadas em momento oportuno.