Durante a solenidade, a coordenadora da Residência Médica da Santa Casa Montes Claros, Rosângela Lopes Miranda, parabenizou os profissionais e agradeceu o empenho e atenção dos preceptores e supervisores. Ela também falou sobre os desafios e a dedicação dos novos profissionais. “Os residentes passam por um processo de amadurecimento e percebemos o resultado significativo ao término da experiência de aprendizado. Todo esse esforço, tanto da parte deles quanto da Instituição, nos traz uma satisfação enorme”, ressaltou.
O Programa de Residência da Santa Casa de Montes Claros foi fundado em 1994. O diretor clínico Geraldo Guinomar Alcântara parabenizou todos por mais uma etapa profissional vencida e elogiou o trabalho dos profissionais médicos que conduzem os residentes. “A formação dos novos especialistas não seria possível se não fosse a abnegação dos coordenadores, que são os médicos que tem o dom de repassar o conhecimento”, disse. Em nome da direção, ele ressaltou também que a Santa Casa continuará formando novos profissionais e que o objetivo é incrementar ainda mais os programas de residência.
Em 2021, a Santa Casa Montes Claros teve um total de 87 (oitenta e sete) residentes. Atualmente, o hospital conta com 11 (onze) programas de residência médica (Anestesiologia, Cardiologia, Cirurgia Geral, Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Medicina de Emergência, Nefrologia, Neurocirurgia, Ortopedia e Traumatologia, Pediatria e Programa de Pré-requisito em Área Cirúrgica Básica), todos devidamente credenciados pela Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM). O hospital oferece também o Programa de Especialização em Cirurgia Plástica, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
Ao final da cerimônia, a formanda Sandy Ellen Batista fez um discurso emocionado em nome da turma, no qual agradeceu ao hospital, aos médicos preceptores e a todos os colaboradores da Instituição.
ANA PAULA PAIXÃO
Jornalista / Analista de Comunicação / Assessoria de Imprensa Santa Casa Montes Claros