Intervenção é desenvolvida para garantir a qualidade do abastecimento
A Copasa, por meio da Gerência Regional Montes Claros (GRMC), desde o início do ano vem intensificando ações para o combate a perdas de água nas redes de distribuição da maior cidade do Norte de Minas. A iniciativa melhora a qualidade do abastecimento de água tratada ao garantir a pressão adequada nas redes, o que evita a ocorrência de intermitências, visando assegurar a disponibilidade do recurso em quantidade suficiente para a população.
A engenheira de manutenção Alessandra Porto destaca que para execução dos serviços são realizadas pesquisas de vazamentos não visíveis ou ocultos, utilizando a metodologia indicada pela Norma ABENDI PR-51, por meio da técnica de escuta de ruído através de geofone eletrônico, equipamento capaz de detectar vazamentos em pontos da rede por meio do som.
“Com os dados de pressão e vazão monitorados diariamente no Centro de Operações de Sistemas (COS) da gerência, conseguimos identificar as áreas ou setores em que serão necessárias as verificações”, explicou. Ainda segundo Porto, após a localização, todos os vazamentos são corrigidos, imediatamente, pela equipe de técnicos da Copasa.
Atualmente,as intervenções estão concentradas nos bairros Cândida Câmara, Funcionários e Sagrada Família, zona Sul da cidade, e, de acordo com os resultados das análises feitas pela companhia, serão estendidas para outras áreas do município, caso seja necessário.
Investimentos
O gerente regional de Montes Claros, Rômulo de Souza Lima, ressalta que a Copasa investe em tecnologia, capacitação de seu corpo técnico e na ampliação da infraestrutura do sistema de abastecimento de Montes Claros. “Foram implantados mais de 16 quilômetros em adutoras de água tratada ao longo do anel rodoviário, além das obras em fase final do sistema de São Francisco, que poderá produzir até 500 l/s para o abastecimento das cidades de Ibiaí, Coração de Jesus e Montes Claros”, destacou.
De acordo com Lima, a companhia trabalha na implantação de 28 quilômetros de novas redes de distribuição de água, desativando redes antigas e danificadas, o que contribui para evitar perdas de água.
A Copasa em Montes Claros
A Copasa opera o serviço de abastecimento de água e o de esgotamento sanitário na cidade desde a década de 1970. O serviço de abastecimento opera com três Estações de Tratamento de Água (ETA), com 139.338 ligações ativas, interligadas por 1.780.715 metros de redes de distribuição.Diariamente, são distribuídos, em média, 76,5 milhões de litros de água tratada na cidade.O sistema de esgotamento sanitário opera com uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), com 140.064 ligações ativas, que coletam esgotos transportados por 1.271.736 metros de redes de esgotamento.