A insônia atinge, aproximadamente, 73 milhões de brasileiros, de acordo com pesquisa realizada pela Associação Brasileira do Sono (ABS). A insônia é um distúrbio do sono caracterizado pela dificuldade de dormir, ou da manutenção em conseguir ter o ciclo de sono sem interrupções durante a noite.
“É imprescindível que a insônia seja diagnosticada, porque a maioria das pessoas considera a insônia como simplesmente perder o sono. Mas, para dizer que é insônia é preciso ter critérios objetivos. É necessário que a pessoa esteja com sua higiene do sono bem estabelecida, que durma em ambiente silencioso e sem luzes”, esclarece a psiquiatra Kelly Pereira Robis, professora da UFMG e PUC/Minas.
Na live, que acontecerá no Instagram, a psiquiatra falará sobre o uso indiscriminado de medicamentos para saúde, os riscos desse hábito e suas consequências. Kelly Robis falará também sobre os riscos da utilização de medicamentos fitoterápicos, considerados naturais. A insônia infantil também será abordada pela médica. “Vou abordar todas essas questões, pois é muito importante sabermos o que é a insônia, o que ela provoca e como tratá-la”, diz a psiquiatra.
Para assistir a live com a psiquiatra Kelly Pereira Robis, nesta terça-feira, dia 22, às 19h, basta acessar o perfil no Instagram @dra.kellyrobis