Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) identificou o casal flagrado por circuito de segurança abandonando um filhote de cachorro, na noite do dia 9 de fevereiro deste ano, no bairro Cidade Nova, em Montes Claros, Norte do estado.
As investigações iniciaram um dia após o fato, quando a PCMG teve acesso ao vídeo do abandono, que circulou nas redes sociais. Os policiais foram até o local, entrevistaram moradores da região e recolheram as imagens originais captadas por câmeras de segurança, fornecidas pela responsável por resgatar o animal.
Como resultado das apurações, a equipe da Polícia Civil identificou e localizou os suspeitos de abandonar o cão. Durante as declarações, eles contaram ter ganhado o filhote, uma fêmea, mas optaram por se desfazer do animal pelo fato de um deles ser idoso e enfermo. O casal ainda alegou ter escolhido deixar o filhote próximo a uma casa, sabendo que a proprietária gosta de cachorros.
De acordo com o delegado Carlos Alexandre Gomes dos Santos, que coordena as investigações, a boa intenção declarada pelos suspeitos quando compareceram à delegacia não condiz com o apurado, uma vez que o filhote foi conduzido do bairro Sumaré até o Cidade Nova em um saco plástico, e no local foi abandonado ainda dentro da sacola. “O animal foi encontrado por uma moradora do local bastante debilitado, magro, tremendo e com muita fome, prova dos maus-tratos a que era submetido”, conta.
Ainda de acordo com Carlos Alexandre, a conduta do casal está prevista no artigo 32, parágrafo 1º, da Lei nº 9.605/98, referente ao crime de maus-tratos contra animais. “Estamos encerrando as diligências e o casal será indiciado pelo crime de maus-tratos, que prevê pena de reclusão de dois a cinco anos”, destaca.