15 de novembro, 2024

Com três provas aplicadas ao ano, rede estadual de ensino propõe acompanhamento mais minucioso da aprendizagem coletiva e individual

Estudantes da rede estadual de ensino vão passar por três avaliações de rede neste ano, agora com 100% deles já de volta às salas de aula. Com as provas, a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) vai fazer um acompanhamento ainda mais minucioso da aprendizagem dos alunos. A partir dos resultados, professores saberão exatamente quais dificuldades precisam ser superadas e, assim,  poderão implementar estratégias pontuais e efetivas.

“Após dois anos de ensino remoto, ainda permanece urgente e necessário identificar e corrigir as lacunas de aprendizagem dos nossos estudantes. As avaliações são importantes ferramentas para a secretaria na orientação das políticas públicas, além de municiar professores e gestores escolares com dados que norteiam intervenções pedagógicas e demais projetos, focando nas necessidades individuais de cada criança e jovem da rede”, destaca a superintendente de Avaliação Educacional, Joyce Petrus.

Cronograma

Entre os dias 7 e 16/3, será aplicada a Avaliação Diagnóstica de 2022. Esse primeiro teste será utilizado para que o professor possa entender quais habilidades os alunos não consolidaram no ano anterior e no que precisam avançar. A avaliação vai permitir que os profissionais revisem e adequem as estratégias de ensino às necessidades das turmas e dos estudantes.

Já a Primeira Trimestral, em junho, e a Segunda Trimestral, em setembro, terão o papel de levar o professor a verificar se os objetivos estabelecidos para cada trimestre foram alcançados. As avaliações serão um termômetro para o acompanhamento da aprendizagem e a realização de estratégias assertivas de intervenção, ainda durante o ano letivo.

Participarão das avaliações estudantes matriculados nas turmas regulares do 2° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio, além das turmas de Educação de Jovens e Adultos e de Correção de Fluxo. Os resultados das avaliações não valem nota, mas cada escola pode optar por conceder, ou não, alguns pontos pela participação na atividade.

A orientação da SEE/MG é para que a aplicação dos testes seja realizada nas escolas e, em casos excepcionais, na casa do estudante. 

A aplicação atenderá a dois formatos: digital e impresso. A escola que optar pelo digital poderá orientar os estudantes a acessar os cadernos de prova pelo aplicativo Conexão Escola ou via web. Além disso, no website Estude em Casa, estarão disponíveis os guias de orientação para acesso e navegação. As unidades de ensino também poderão imprimir os cadernos de provas e organizar um horário para que os estudantes façam os testes impressos.

Os alunos que fizerem as avaliações receberão um Plano Individual de Estudos, com indicação de materiais de revisão e aprofundamento dos conteúdos.

Estratégia consolidada

Em Minas Gerais, a aplicação de avaliações formativas já foi incorporada como estratégia de acompanhamento do aprendizado dos estudantes.

A primeira avaliação diagnóstica foi aplicada ainda em 2020 e serviu para identificar, de forma individualizada, quais habilidades os estudantes conseguiram ou não consolidar durante o ensino remoto. Já em 2021 foram realizadas quatro avaliações: uma diagnóstica, realizada logo no início do ano letivo; duas trimestrais e uma avaliação final pelo Proalfa e Proeb.

No ano passado, as taxas de participação dos estudantes foram surpreendentes, mesmo durante o ensino remoto. Na Avaliação Diagnóstica, nos anos iniciais do ensino fundamental a participação foi de 82,7%; nos anos finais foi de 66,6% e no ensino médio de 63,4%. Já na Primeira Avaliação Trimestral, nos anos iniciais a taxa de participação foi de 85,1%; nos anos finais foi de 66,9%; e, no ensino médio, de 60,7%. Na Segunda Avaliação Trimestral, as taxas aumentam: 87,4% nos anos iniciais; 69,5% nos anos finais; e 61,4% no ensino médio.

Os resultados das avaliações também auxiliaram a SEE/MG a desenvolver um robusto programa de reforço escolar. A partir dos resultados dos testes, alunos de todo o estado foram convidados a participar de aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática. Só no último ano, foram atendidos 90.667 estudantes. Para 2022, estão previstas novas turmas de reforço. Além disso, são utilizados para intervenções pedagógicas, proposição de formações continuadas e  para indicação de escolas prioritárias. 

Prêmio Escola Transformação

A taxa de participação e os resultados dos estudantes nas avaliações são critérios utilizados para a premiação das escolas no Prêmio Escola Transformação 2022, iniciativa da SEE/MG utilizada para reconhecer publicamente as práticas e experiências de sucesso no processo de melhoria da qualidade da educação. As normas e orientações para a realização do prêmio deste ano foram publicadas no Diário Oficial de Minas Gerais de 22/2. Serão investidos até R$ 105 milhões no prêmio de 2022, com a distribuição de 1.050 prêmios.

 

About The Author