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Não fizeram nada: vereador critica aumento de pedágio da BR-135 e acusa deputados de omissão e palanque político

O Vereador Rodrigo Cadeirante (Rede) usou a tribuna na manhã desta quarta-feira (23), na Câmara Municipal, para questionar a postura de Deputados norte-mineiros diante do aumento da tarifa de pedágio da BR-135 que começa a ser cobrado a partir de (1º) de abril.

De acordo com o parlamentar, daqui alguns meses “vai brotar Deputado até do buraco do asfalto” para vir ao Norte de Minas pedir voto das pessoas e na hora que o povo está realmente precisando de uma postura firme, não aparece nenhum deles.

“Olha que notícia triste, vai aumentar de novo o preço nos pedágios da BR-135 e ninguém fala nada. A maioria dos deputados estiveram com o Governador Romeu Zema quando foi lançar um pedacinho de duplicação da BR há um dia desses batendo palma atrás do Governador. Eu vi aquela situação naquela época e pensei, isso vai custar caro. Tá aí ó o aumento para todo mundo pelo palanque político que foi feito naquela época e as pessoas, novamente vão pagar o preço, vão sofrer injustiças causadas pela omissão”, discursou o parlamentar.

O pedágio nas cinco praças da BR-135 entre Montes Claros e Curvelo e na LMG-754, próximo a Cordisburgo, serão reajustados a partir de 1° de abril. De acordo com a Eco-135, concessionária que administra a rodovia, Carros de passeio pagarão R$ 8,70, valor que será cobrado também para veículos comerciais, por eixo. Para motos, o preço é R$ 4,35.

136 quilômetros estão sendo duplicados, além da implantação de acostamento na LMG-754, entre Cordisburgo e Curvelo, totalizando 40,1 quilômetros.

A BR-135 é administrada pela Eco135, do Grupo Ecorodovias, desde julho de 2018. Durante os 30 anos de concessão, estão previstos mais de R$ 2,2 bilhões em obras e R$ 1,5 bilhão em serviços operacionais.

Na época, foi o governador Fernando Pimentel (PT), com apoio de deputado do Norte de Minas que assinou o contrato de concessão de rodovias da BR-135, MG-231 e LMG-754 no Norte de Minas Gerais. O contrato foi assinado a portas fechadas e hoje causa revolta na população. 

Quem mais sofre com o valor do pedágio são os pequenos agricultores que precisam transitar pela rodovia, quase que diariamente para comercializar seus produtos e pagam um dos pedágios mais caros do Brasil que não condiz com a realidade dos norte-mineiros. 

Segundo o Deputado Estadual Arlen Santiago, na época que iniciaram os aumentos deputados da bancada do Norte entraram na justiça para tentar reverter os aumentos, mas não foi possível reverter. 

O que diz a Eco135

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) autorizou, por meio do ofício SEINFRA/DGCON nº. 89/2022, o reajuste da tarifa de pedágio do contrato de concessão da BR-135, LMG-754 e MG- 231, que passará a vigorar a partir da zero hora do dia 1º de abril de 2022.

A correção anual segue as diretrizes do Contrato de Concessão SETOP 004/18, firmado entre a Concessionária Eco135 com o Estado de Minas Gerais, sob a fiscalização da Seinfra.

O percentual do reajuste é baseado na evolução do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) acumulado entre março de 2021 e fevereiro deste ano. Com isso, os valores serão corrigidos nas cinco praças de pedágio da BR-135, entre Montes Claros e Curvelo, e na praça da LMG-754, próxima a Cordisburgo, ficando em R$ 8,70 para veículos de passeio, R$ 8,70 para veículos comerciais por eixo e R$ 4,35 para motos.

 

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