O ator Bruce Willis, anunciou nesta quarta-feira (30), que vai se aposentar. Uma das grandes lendas do Cinema, foi diagnosticado com Afasia e está se aposentando da atuação, aos 67 anos.
Afasia é um distúrbio de linguagem causado por dano cerebral que afeta a capacidade de comunicação de uma pessoa. A notícia foi compartilhada pelas filhas do artista, sua atual mulher, Emma Heming, e sua ex, Demi Moore.
⠀
“Para os incríveis apoiadores e fãs, como família, queríamos compartilhar que nosso amado Bruce está passando por problemas de saúde e recentemente foi diagnosticado com Afasia, o que está afetando suas habilidades cognitivas. Como resultado disso e com muita consideração, Bruce está se aposentando da carreira que significou tanto para ele. Este é um momento realmente desafiador para nossa família e estamos muito gratos por seu amor, compaixão e apoio contínuos” .
Segundo especialistas, no caso da afasia progressiva primária, a pessoa apresenta perda progressiva da linguagem até atingir um quadro de demência. Com a progressão do quadro demencial, a pessoa vai perdendo a capacidade de autocuidado. Ela pode precisar da sonda de alimentação, fica acamada e tudo isso aumenta risco de processo de infecção.
Além de Bruce, vários famosos já tiveram essa doença.
Emilia Clarke
Em 2011, a estrela de Game Of Thrones foi diagnosticada após descobrir aneurismas cerebrais. Graças a fisioterapia, a atriz conseguiu se recuperar e para ajudar outras pessoas com o mesmo tipo de problema fundou uma instituição, a SameYou. Na época que descobriu os aneurismas, a atriz revelou que teve medo de ser demitida da série americana.
Sharon Stone
E quem também passou pelo mesmo problema e se recuperou, foi a Sharon Stone, no ano de 2001, após ter um quadro de aneurisma cerebral. A modelo e atriz chegou até a perder a capacidade de ler e falar. Assim como Bruce, ela deu uma pausa na carreira e felizmente se recuperou e retomou as cinemas.
Alicinha Cavalcanti
A Alice Regina Alves Cavalcante, conhecida como Alicinha Cavalcanti foi uma promotora de eventos brasileira bastante conhecida e morreu em agosto do ano passado após lutar contra a Afasia Progressiva Primária em grau avançado. Alicinha também sofreu de esclerose lateral amiotrófica (ELA) e foi afastada das atividades de sua profissão. Alicinha era uma das maiores promotoras de eventos do país.