19 de maio, 2024

Buteco é exemplo de resistência e alegria. É ali que tudo ganha vida. Histórias começam e terminam, sorrisos simplesmente acontecem. A vida acontece lá. É por isso que essa tem sido uma cultura tão brasileira. É por isso que o buteco… Ahh meus amigos, o buteco sempre vive

Sempre é fundamental lembrar a nossa missão – “TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA”.  O segmento de bares e restaurantes está entre os que mais sofreram com a pandemia, pois 30% dos butecos participantes do concurso em todo o Brasil tiveram suas portas fechadas no período 2020 e 2021. Mas o Comida di Buteco continua firme no seu propósito e buscou mais butecos para fazer parte do concurso e valorizar estes pequenos negócios e empreendedores, mostrando seu trabalho e criatividade: serão quase 800 butecos de Norte a Sul do país disputando a eleição do melhor buteco em cada um dos 21 circuitos. E continuamos a nossa tradição de oferecer petiscos a um preço justo e que permita experimentar as criações  de cada vez mais butecos; os petiscos  participantes 2022 terão um preço fixo de R$ 27,00 em todo o Brasil. E como mais uma novidade, o circuito do Triângulo Mineiro começa a ser ampliado, com a inclusão de Araguari se somando a Uberlândia. E em 2022 o tema é LIVRE ! Os cozinheiros e cozinheiras de todos os butecos poderão usar sua criatividade sem limites para os petiscos concorrentes.

Nossa origem

O Comida di Buteco nasceu no ano 2000, na cidade de Belo Horizonte, como uma atividade da extinta Rádio Geraes e  hoje cobre todo o país, sendo realizado simultaneamente em 21 praças e desde 2016 elege também  o MELHOR BUTECO DO BRASIL.Ele é o primeiro concurso do gênero no país e teve os seguintes resultados na sua última edição:

  • 480 butecos participantes;
  • 000 votos;
  • 000 petiscos vendidos;
  • 500 empregos diretos gerados
  • 4 milhões de pessoas impactadas nos butecos;
  • 13 milhões de pessoas alcançadas nas redes sociais.

 

Sua mecânica

É um Concurso e não um festival, pois elege-se o Melhor Buteco de cada circuito e não o melhor petisco! Temos vencedores e 20% dos butecos são desclassificados para o ano seguinte, gerando renovação e acirrando a competitividade.

Na primeira etapa, em cada uma das cidades participantes, os  butecos  pré-selecionados apresentam os petiscos criados especialmente para a competição. O público e um corpo de jurados visita, vota e elege o campeão, avaliando quatro categorias: petisco, atendimento, higiene e temperatura da bebida. O petisco leva 70% do peso da  nota e as demais categorias 10% cada uma. O voto do público vale 50% do peso total e dos jurados 50%.

Na segunda etapa, em junho, uma nova comissão de jurados, escolhida especificamente para esse momento, vai visitar os campeões de cada cidade avaliando sua performance nas mesmas quatro categorias (petisco, atendimento, temperatura da bebida e higiene). Cada campeão recebe três jurados. Elege-se aí o MELHOR BUTECO DO BRASIL, que será conhecido e premiado no mês de Julho.

 

Um modelo de negócios transformador de vidas

 

A missão do Comida di Buteco, isto é, sua razão de existir, é:TRANSFORMAR VIDAS ATRAVÉS DA COZINHA DE RAIZ – BUTECO EXTENSÃO DE SUA CASA. O concurso tem como perfil de butecos selecionados apenas os negócios familiares, não contemplando redes nem franquias. E todos os envolvidos fazem parte de uma grande corrente do bem que abrange : o “buteco”,  que não paga nada para participar; as marcas patrocinadoras, como a fonte  financiadora; o poder público, que colhe os frutos da ampliação da atividade econômica do buteco – gera empregos,  impostos, turismo; e abrangegrandes parceiros, mídia jornalismo, influenciadorese  finalmente,o público, que visita e vota nos butecos ao longo de todo o mês do concurso. O concurso alavanca de forma poderosa toda a cadeia na qual o buteco está inserido.

 

Patrocinadores 2021

 

O Comida di Buteco é 100% viabilizado com investimento de empresas que acreditam na sua causa e como uma real plataforma para conexão e desenvolvimento de suas marcas, realizando ações espontâneas e ambientadas em uma ocasião que faz parte da vida dos brasileiros:  O BUTECO.

Eis algumas das principais marcas que estão presentes no Comida di Buteco e que continuam conosco:

Santander

Nacional

Santander e a Gastronomia

 

O Santander se mantém como banco oficial do evento e seus clientes terão 10% de desconto nos petiscos concorrentes em grande parte dos estabelecimentos participantes. Além disso, a Getnet será o meio de pagamento oficial. Com amplo incentivo à gastronomia, o Santander segue atrelando sua marca aos principais eventos do País e ou atuando próximo a toda cadeia empreendedora do setor, desde o produtor rural até o consumidor final. O Banco atua por meio de seus programas financeiros exclusivos, como o Prospera Santander Microfinanças, que está presente em comunidades desbancarizadas e fala pessoalmente com quem quer prosperar, mas sofre por não ter acesso a crédito e a serviços financeiros.

No Farol Santander São Paulo, centro de empreendedorismo, cultura e lazer, a gastronomia também ganhou força como um dos principais eixos de atuação. No subsolo do edifício, onde o cofre do Banco do Estado de São Paulo operava, está instalado o Bar do Cofre SubAstor. Já no 28º andar, foi inaugurado em outubro de 2021 o Boteco do 28 por Bar da Cidade, com um menu que faz referência à culinária da antiga Paulistânia. Os Cafés do Hall e do Mirante completam o roteiro gastronômico do Farol Santander.

Piraquê

Nacional

A Piraquê acredita que o Concurso Comida Di Buteco tem um Quê de Originalidade, portanto, tem um Quê de Piraquê! Por isso, pela segunda vez consecutiva, a marca patrocina a ação, com visibilidade em todos os botecos participantes. Dessa forma, Piraquê contribui para o fortalecimento dos bares tradicionais que, assim como a marca, valorizam receitas exclusivas e originais.

 

Amstel

Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Juiz de Fora, Vale do Aço, Montes Claros, Uberlândia e Poços de Caldas

“Amstel volta a ser a cerveja oficial do Comida di Buteco nas cidades do Rio de Janeiro e inaugura sua presença em Belo Horizonte e Minas Gerais, pois entende a importância e tamanho do evento como uma grande possibilidade de estreitar o relacionamento com consumidores e pontos de venda parceiros destas cidades, além do papel social da plataforma que estimula o empreendedorismo familiar. Agora com distribuição nacional, queremos reforçar nossas credenciais de qualidade: puro malte feita com levedura holandesa, e também fortalecer a nossa embalagem de 600 ml, ideal para consumo em bares e botecos. É uma maneira de trazermos todo o espírito de Amsterdã para o maior concurso entre bares do país”, comenta Anna Luísa Dafico, gerente de marketing da Amstel no Brasil. 

Seara/Rezende/Incrível

Nacional com ativações diversas por regiões

A Seara, que sempre surpreende os brasileiros com muito sabor, qualidade e inovação não poderia ficar de fora do evento que prestigia a cozinha de  raiz e incentiva o pequeno empreendedor de bares e botecos do país., por isso, é patrocinadora do Comida di Buteco e convida o público para provar todo o sabor do seu portfólio de produtos. A marca leva para o evento a Linguiça Calabresa Defumada Seara que é feita com carnes nobres, defumada naturalmente e com um tempero marcante de pimenta calabresa. Outro produto tema do concurso é a Linguiça Defumada Rezende, com sabor de casa, é ideal para elaborar pratos diversos. Completando a participação da Seara, pela primeira vez a competição terá receitas com proteína vegetal. A marca INCRÍVEL, que oferece versatilidade no consumo de proteína vai contribuir para tornar os botecos mais inclusivos, tornando todos bem vindos a mesa e não deixar ninguém de fora da experiência do Comida di Buteco. Os petiscos vegetais serão feitos com a carne moída 100% vegetal Incrível, que tem o mesmo sabor e textura que a carne moída de origem animal, permitindo os Botecos fazerem versões de receitas já tradicionais, como um bolinho de carne, além de outras receitas criativas para a competição.

Mc Cain

Nacional

A McCain já é parceira do Comida Di Buteco há 5 anos consecutivos e para a marca é importante apoiar e fazer parte de um concurso que há mais de 20 anos fomenta a cozinha de raiz, aproximando a McCain tanto dos bares e restaurantes que participam, quanto dos consumidores que visitam estes locais durante a disputa. “E é claro que, nesse contexto de happy hour e reunião de amigos e famílias, não poderia faltar o aperitivo mais democrático e amado por todos: a batata-frita, especialidade da McCain”, comenta Victoria Gabrielli, Diretora de Marketing da McCain Brasil.

Para essa edição do concurso, a McCain traz como sugestão seu mais novo lançamento: a Batata Temperada com Páprica & Pimenta, que possui uma textura super crocante, corte fininho e visual rústico super diferenciado pela presença de tempero e casca. O produto é muito versátil, pois é perfeito para ser servido como uma porção cheia de sabor, já que combina muito bem com diversos molhos e coberturas, mas também funciona muito bem como acompanhamento de carnes, hambúrgueres e outros pratos incríveis.

Chandon

Nacional

 

“Assim como a Chandon, a comida de boteco é genuinamente brasileira. Faz parte da cultura gastronômica do país e reflete sua essência coletiva e plural. Por esse motivo juntamente ao Comida di Buteco, a Chandon anuncia que todos são bem-vindos em sua mesa, e convida seus consumidores a explorarem um mundo de possibilidades de ambientes descontraídos e a provar porções deliciosas, harmonizadas com nossos espumantes excepcionais. Como uma forma de abraçar esse projeto e apoiar a retomada dos butecos, a Chandon presenteará os campeões estaduais com um Kit de Serviço Chandon , e o campeão nacional ganhará o kit e a uma viagem para 2 pessoas para viverem uma experiência única na vinícola Chandon, localizada em Garibaldi, no Rio Grande do Sul. Além disso a marca também convida todos os participantes e consumidores a se juntarem a Comunidade Chandon, através de cadastro via QR code, oferecendo cursos exclusivos sobre a história da marca, apresentação de seus espumantes e dicas de consumo.”

 

Heinz

Nacional

A Heinz, dona do ketchup nº1 do mundo, patrocina o Comida di Buteco pelo segundo ano consecutivo. “O Comida di Buteco é um dos concursos mais tradicionais do país, unindo os melhores bares do Brasil em torno de uma competição deliciosa. E a Heinz, marca tão amada pelos brasileiros, irá contribuir novamente para elevar a experiência com sua qualidade superior e garantir ainda mais sabor aos petiscos criados no concurso, que ficam muito gostosos com nossos condimentos. Estamos felizes por irmos em busca do melhor Buteco do Brasil, uma vez mais”, Thais Corrêa, especialista de Brand Building da Kraft Heinz.

 

Reserva 51

Nacional

 

“O projeto Comida di Buteco tem total afinidade com nosso produto. Para tornar a competição de 2022 ainda mais especial, lançaremos o concurso Caipirinha Perfeita, a ser elaborada exclusivamente com a nossa Cachaça 51 Edição Histórica. Assim, além de destilar uma dose a mais de sabor nessa jornada em busca do melhor buteco do Brasil, criaremos momentos de consumo e apreciação que reforçam a versatilidade do nosso produto, que é também uma importante fonte de renda para os donos de bar”, comenta Luciano Sadi Andrade, head of marketing da Cia Müller de Bebidas.

 

Novos Negócios

 

Ao longo do período 2020/2021, o Comida di Buteco expandiu os horizontes da sua marca, levando a cultura butequeira para além do concurso e dos butecos como lugares físicos. Estas novas iniciativas permitem à marca estar presente mesmo fora do período do concurso e são alternativas para estarmos próximo do nosso público, fãs do Comida di Buteco e de tudo aquilo que ele traz em termos de entretenimento e sociabilidade. São estas as iniciativas implementadas:

 

Linha Festas Comida di Buteco

 

Através de uma parceria com a Regina Festas, empresa com 50 anos de vida e líder em produtos para decoração de festas, desenvolvemos vários itens para ambientar uma festa com a identidade do Comida di Buteco: balões, porta copos, copos descartáveis, decorações de mesa, etc. Disponíveis nas lojas de artigos de festas em todo o Brasil e também no site reginafestas.com.br.

 

Piraquê Comida di Buteco

 

Lembrada há mais de 70 anos pela originalidade de seus produtos, a Piraquê, marca de massas e biscoitos da M. Dias Branco, lançou os snacks Comida Di Buteco. A novidade leva para dentro de casa os sabores irresistíveis dos butecos familiares, como pão de alho, pimenta e calabresa na versão salgadinho de 90g.

 

Receitas Campeãs Comida di Buteco – Sympla Play

O Sympla Play, uma das linhas de negócio da plataforma Sympla, que comercializa cursos e conteúdos digitais, nos convidou para desenvolvermos uma “temporada” de vídeos de receitas do Comida di Buteco.

Esta primeira leva traz 10 receitas premiadas de BH.

Você poderá adquirir os vídeos das receitas, com a história de cada um desses butecos, um card com a receita para ser impressa, um certificado/gift, além de um vídeo institucional do Comida di Buteco.

O produto pode ser adquirido na plataforma www.sympla.com.brNa edição 2022, também pela primeira vez, os participantes poderão localizar os quase 800 bares, dos 21 circuitos dentro do App da Sympla, no ícone “explorar” . Ali vão encontrar o buteco participante mais próximo, ou o melhor caminho para aquele petisco que deseja conhecer. O app da Sympla pode ser baixado gratuitamente  e está disponível nas versões Android e IOS.

Camisetas Comida di Buteco Chico Rei

 

O Comida di Buteco está presente na maior loja virtual de camisetas do Brasil: Chico Rei. A marca desenvolveu e comercializa 3 modelos de camisetas inspiradas pelo Comida di Buteco. A linha está disponível na loja chicorei.come é mais uma maneira de mostrar nossa paixão pelos butecos.

 

Comida di Buteco em todo o Brasil

Estamos presentes em 21 circuitos e em mais de 40 municípios:

 

 

REGIÃO SUDESTE
Minas Gerais Belo Horizonte
Juiz de Fora
Montes Claros
Uberlândia, Araguari
Poços de Caldas
Vale do Aço (Timóteo, Ipatinga e Coronel Fabriciano )
São Paulo São Paulo Capital
Campinas, Jaguariúna
Ribeirão Preto
São José do Rio Preto, Mirassol
Rio de Janeiro Rio Capital, Baixada Fluminense e Niterói
REGIÃO NORDESTE
Bahia Salvador
Pernambuco Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes
Ceará Fortaleza
 REGIÃO NORTE
Amazonas Manaus
Pará Belém e Ananindeua
REGIÃO SUL
Santa Catarina FFLFlorianópolis
Rio Grande do Sul Porto Alegre e Canoas
Paraná Curitiba
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal Brasília, Guará, Aguas Claras, Taguatinga
Goiás Goiânia e Aparecida de Goiânia
 

 

 

CONFIRA  OS PRATOS PARTICIPANTES DE MONTES CLAROS

Balança Vento – As Coxinhas Douradas 

Foto: Mário Aquino Neto

Bar do Chacal – Sabor da Terra

Foto: Mário Aquino

Bar do Soró – Barriga do Lu

Foto: Mário Aquino

Barzinho Tô Atoa – Esbarrei na Julieta

Bendita Espeteria – Benditas ao Pomodoro

Foto: Mário Aquino

Butiquim do Loy – Trem de Minas 

Foto: Mário Aquino

Cantina da Paty – Água na Boca 

Foto: Mário Aquino

Carrancas Mercado – Pequi Atômico 

Foto: Mário Aquino

Jiló Butiquim – Mamma Mia!

Foto: Mário Aquino

Lopes Bistrô – Sinhá Zefa

Foto: Mário Aquino

Quintal Avenida – Romeu e Julieta

Foto: Mário Aquino

Thom Bar – Aylla do luar ao bar, amor veio representar 

Foto: Mário Aquino

Tid’s Espeteria – Cupim à Moda Tid’s 

Foto: Mário Aquino

Uai Fai Bar Moc- Minha mãe mandô 

Foto: Mário Aquino

 

Universo do Beiju – Tapioca à Pururuca com pernil ao molho sugo de Uva

Foto: Mário Aquino

War Pigs Rock Bar – Maravilhosas Batatas War Pigs

Foto: Mário Aquino

About The Author