21 de novembro, 2024

Para disfarçar a origem do dinheiro, os investigados abriram diversas contas de criptomoedas

A polícia federal cumpriu 17 mandados de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira (31), nos estados de Maranhão, Paraná, Goiás e Distrito Federal durante a “Operação Compliance” de combate a crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado.

Os mandados foram expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal Da Subseção Judiciária de Minas Gerais. As investigações começaram após uma denúncia apresentada pela caixa econômica federal sobre supostas fraudes em 150 contas de prefeituras de todo o país, inclusive no município de porteirinha, aqui no Norte de Minas.

Segundo a PF, 29 pessoas foram indiciadas e 29 sequestros de bens expedidos. As investigações foram feitas pela delegacia da Polícia Federal em Montes Claros.  O total desviado chega a R$ 16 milhões. Ainda segundo a PF, uma das prefeituras fraudadas foi a de Porteirinha, cidade que fica aqui no Norte de Minas Gerais.

A Polícia Federal apurou que os criminosos faziam transferências bancárias para contas de laranjas e realizavam pagamentos de boletos com os valores desviados. Para disfarçar a origem do dinheiro, os investigados abriram diversas contas de criptomoedas. Procurada, a assessoria de comunicação da Prefeitura de Porteirinha diz não ter conhecimento da operação.

A PF informou ainda que as investigações vão continuar.

About The Author