Conheça algumas estratégias que podem potencializar as vendas e reduzir os custos nesta época do ano
A pandemia trouxe dificuldades para vários setores da economia. Porém, alguns segmentos tiveram aumento no número de novos negócios abertos, como foi o caso da atividade de fabricação de produtos derivados do cacau e chocolates, que registrou um crescimento de 57% na criação de novos empreendimentos, entre 2019 e 2021. Os dados são de um levantamento feito pelo Sebrae com informações do CNAE, obtidas pelo Ministério da Economia.
Entre os empreendedores que passaram a atuar neste segmento estão duas confeiteiras de Montes Claros, que se formalizaram como Microempreendedoras Individuais (MEI) durante a pandemia. Elas apostam na tradição dos ovos de Páscoa para incrementar as vendas.
Nayara Silva Sampaio, da Nayara Doces e Saladas, começou seu negócio produzindo bolos, doces e saladas de frutas. No entanto, na Páscoa deste ao ela decidiu diversificar seu mix de produtos e apostou na produção de ovos artesanais de chocolate. “Continuo atendendo outras demandas, mas, neste período, estou me dedicando à produção de ovos de Páscoa e apostando na qualidade dos meus produtos para conquistar novos clientes”, afirma.
A confeiteira conta que o produto tem tido boa saída, mas que os altos custos com embalagens e ingredientes impactam diretamente na redução da margem de lucro. “Estou confiante e otimista com as vendas nesta época do ano. Mas, cautelosa para não colocar um preço que espante os clientes, nem tão pouco que me cause prejuízo. Além disso, estou investindo na variedade de sabores e formatos para que seja acessível para todos os bolsos”, explica.
Diferencial
Patrícia Marinho, proprietária da Confart, não tem o que reclamar da Páscoa dos últimos dois anos, e se diz animada para as vendas deste ano. “Vendi muito em 2020 e 2021, porque, mesmo com a pandemia, as pessoas estavam em isolamento e optaram pela comodidade de receber os ovos em casa. Além disso, são produtos caseiros e personalizados que se diferenciam dos que compramos no supermercado”, justifica.
Para aumentar as vendas, Patrícia investe em marketing digital e não dispensa o contato direto com as pessoas. “Ampliei a divulgação nas redes sociais com post patrocinados no Instagram, mas continuo fazendo o tradicional ‘boca a boca’”, enfatiza.
Dicas valiosas
Arleandro Rodrigues, analista do Sebrae Minas, concorda que o alto preço dos insumos para a produção de ovos de Páscoa pode encarecer o produto. Ele lembra que algumas estratégias podem ajudar o empreendedor a contornar essa situação. “A alta dos combustíveis causou aumento generalizado dos preços, inclusive, da matéria-prima para a fabricação dos ovos. Por isso, é fundamental que os empreendedores fiquem atentos ao mercado. Hoje é imprescindível entender o que o seu cliente deseja. Além disso, é preciso inovar e diversificar a produção com alternativas que reduzam custos sem perder a qualidade do seu produto. E não se esqueça de caprichar nas embalagens e, principalmente, utilizar as redes sociais para divulgar imagens criativas e atraentes que impulsione suas vendas”, orienta.
Empreendedores apostam nas vendas de ovos de Páscoa para aumentar renda
Conheça algumas estratégias que podem potencializar as vendas e reduzir os custos nesta época do ano