Com recursos de R$ 24 milhões, as intervenções irão aumentar o acesso ao tratamento de esgoto no município
A Copasa investe em saúde, saneamento e na melhoria da prestação dos serviços com a execução de obras de ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Januária – o que vai elevar o percentual da população atendida com coleta e tratamento de esgoto para 70%.
Com investimento total de R$ 24 milhões, as intervenções iniciadas no mês de abril estão previstas para conclusão em 18 meses. As obras vão beneficiar cerca de 18 mil moradores da parte alta da cidade nos bairros Aeroporto, Alameda, Alto dos Poções, Brasilina, Caic, Eldorado, Jardim Daniel, Jatobá, Jussara, Mangueiras, Terceiro Milênio, São João e São Miguel.
O cronograma de serviços prevê a implantação de mais de 75 mil metros de redes coletoras de esgoto,
a construção de duas estações elevatórias de esgoto e a instalação de 6.303 ligações domiciliares.
Para a gerente regional Januária, Melissa Lima, o empreendimento vai proporcionar o aumento da cobertura do sistema de esgotamento sanitário no município. “Com a conclusão das obras, serão mais 18 mil pessoas contempladas com saneamento básico, esgoto e água, benefícios voltados para a saúde, qualidade de vida e infraestrutura urbana para a população januarense”, destaca.
Benefícios do Tratamento de Esgoto
O tratamento de esgoto proporciona benefícios sociais, econômicos e voltados à melhoria das condições de saúde e qualidade de vida. Entre outras vantagens, possibilita que a cidade receba o ICMS Ecológico, um meio de incentivo aos municípios para a criação de mais áreas de preservação ambiental, além de melhorar a qualidade das dos espaços já existentes.
Outro benefício para a população local é a erradicação de doenças de veiculação hídrica; o controle da proliferação de vetores; a melhoria do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e mudanças positivas nos aspectos urbanísticos, com a valorização imobiliária e o crescimento socioeconômico da cidade e da região.
A obra possibilita ainda o aumento da arrecadação do município, que recolherá os Impostos Sobre os Serviços (ISS) prestados pela empresa contratada pela companhia. Também são gerados empregos diretos, além da aquisição de materiais e equipamentos e a contratação de serviços indiretos na cidade, o que gera receita e movimenta o comércio local.