Ícone do site Gerais News

Escola vencedora do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora recebe troféu em Montes Claros

Projeto inclusivo da Escola Estadual Filomeno Ribeiro venceu etapa estadual e disputa final nacional , em São Paulo

O Sebrae Minas realizou nesta quinta-feira (05), na agência de atendimento em Montes Claros, a entrega do troféu à Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro, pela conquista da etapa estadual da 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora.  O evento contou com a presença da superintendente Regional de Ensino de Montes Claros, Maria Levimar Viana, da diretora da escola, Clelma Mendes, além de educadores.

 

O educandário venceu na categoria Ensino Fundamental I, com o projeto “Empreendimento Jogos Mais que Especiais”, e agora segue para etapa nacional do concurso, que será realizado no dia 12 de maio, em São Paulo.  O projeto, que atende 292 estudantes, trabalha a inclusão dos alunos do atendimento educacional especializado para desconstruir preconceitos e promover a aceitação e o respeito, evitando o bullying. As atividades integradas são desenvolvidas por meio da metodologia de educação empreendedora, cooperativa e financeira, envolvendo os alunos na fabricação de jogos pedagógicos inclusivos.  

 

Para Maria Levimar Viana, os projetos de educação empreendedora desenvolvidos na escola Filomeno Ribeiro são referências para as demais. “Fico feliz e até emocionada por essa conquista. Ver esse projeto inclusivo desenvolvido em parceria com o Sebrae nos encoraja a levar iniciativas como essa para outras escolas. A Escola Filomeno é um modelo a ser seguido, uma vez que propõe formas diferenciadas de ensino e envolvimento dos alunos”, ressaltou a superintendente. 

Já a diretora da escola enalteceu o engajamento dos envolvidos no projeto. “É uma conquista coletiva que inclui professores, equipe pedagógica, pais e nossa rede de parceiros, como o Sebrae Minas e a Superintendência de Ensino.  O suporte que recebemos nos possibilita desenvolver metodologias inovadoras, como o projeto vencedor”, enfatizou Clelma Mendes. 

A analista do Sebrae Minas Hebbe Mendes reforçou a importância da educação empreendedora nas escolas. “Independentemente do setor profissional que

a pessoa irá atuar, é preciso que ela tenha um comportamento empreendedor. Estamos preparando esses jovens para a vida e, quando se trabalha um projeto de inclusão, é ainda mais importante. A escola Filomeno Ribeiro é um exemplo porque impacta não só a vida dos alunos, mas também da comunidade no seu entorno. Estamos orgulhosos com essa vitória e esperamos conquistar também o prêmio nacional”, concluiu. 

Este é o segundo Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora conquistado pela Escola Estadual Coronel Filomeno Ribeiro na fase estadual. Em 2019, o educandário venceu com o projeto “Ler é Crescer”.  

Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora   

A 2ª edição do Prêmio Sebrae de Educação Empreendedora faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora (PNEE). Em 2021, o programa capacitou mais de 28 mil educadores em Minas Gerais, impactando mais de 69 mil estudantes, com diversos cursos, seminários e capacitações em todas as regionais do estado.  

 

 O Prêmio tem o apoio do Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER), plataforma digital, referência em estudos, pesquisas, ferramentas e tecnologias sobre Educação Empreendedora e do Porvir, plataforma de conteúdos e mobilização sobre inovações educacionais do Brasil.   

 

Sair da versão mobile