22 de novembro, 2024

“Poupança é a melhor forma de investir”. Esta é uma das frases típicas de quem não conhece o mercado financeiro e que, muitas vezes, serve para você decidir errado na hora de cuidar do seu dinheiro, pois vai acabar deixando as suas aplicações em um local, seguro, mas pouco rentável. Neste artigo vamos apresentar os mitos sobre investimentos e porque não são verdades.

Quando o assunto é investimento, você precisa tomar muito cuidado com o que você escuta da boca do outro,como por exemplo: “Investir é só para os ricos”! Não, muito pelo contrário; com menos de R$ 40 já é possível investir em títulos públicos, por exemplo, considerados boas aplicações conservadoras e uma opção segura no mercado, por contar com garantia do governo federal.

Para investir em fundos de investimento você pode procurar uma corretora e em Montes Claros tem a InvestSmart XP que trabalha com assessoria de investimento que te ajuda a tomar as melhores decisões de investimentos, além de te ajudar a escolher qual a melhor modalidade de investimento para o seu objetivo. O assessor de investimento também te ajudará a escolher as melhores taxas. Então, investir, definitivamente, não é só para os ricos.

“Quem faz investimentos acumula dinheiro muito rápido”? Não crie muitas expectativas. Acumular dinheiro é a premissa óbvia de qualquer investimento. Mas isso não acontece da noite para o dia. Pelo contrário, para construir um bom patrimônio é preciso ter visão de longo prazo e colocar o tempo como o seu melhor amigo. Uma forma comum de multiplicar o patrimônio é investir em ações que pagam dividendos. A estratégia, inclusive, é queridinha de grandes acionistas da bolsa.

Quando o investidor compra ações de uma empresa – mesmo em quantidades muito pequenas – ele se torna um sócio daquele negócio. Por isso, ele passa a ter o direito de entrar na repartição dos lucros de um certo período. Os dividendos são o pagamento de parcela do lucro líquido da empresa aos acionistas.

A estratégia é normalmente utilizada para trazer mais acionistas para os papéis de uma empresa, já que os dividendos são atrativos para investidores que pretendem construir uma renda passiva.

Os dividendos são isentos de tributação do Imposto de Renda (IR),e a periodicidade de sua distribuição depende da estratégia e resultados financeiros de cada companhia – já que, para que haja repartição de lucros, é preciso, primeiro, que a empresa tenha um resultado positivo. E quem te ajuda a escolher a melhor empresa, é o assessor de investimentos, caso você não tenha noções mínimas sobre como investir.

“A poupança é o investimento mais seguro”? Obvio que não! A poupança não pode ser considerada o investimento mais seguro por risco de crédito relacionado à capacidade de pagamento do banco no qual a aplicação foi realizada. Os depósitos têm proteção do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) para aplicações de até R$250 mil por instituição financeira e por CPF.

Embora o FGC seja, sim, um bom indício de segurança, esse tipo de garantia não é de exclusividade da poupança. Então, há outros investimentos que também são cobertos pelo Fundo Garantidor de Crédito (FGC), apresentam melhores rentabilidades e podem ter liquidez diária, como os Certificados de Depósito Bancários (CDBs).

Em regra, os investimentos considerados os mais seguros do mercado são os títulos públicos do Tesouro Direto, pois o emissor é o próprio governo. Na ordem de bom pagador, o governo está na frente dos bancos e das empresas.

“Investir na Bolsa de Valores é para poucos”? Atualmente, uma vez que o perfil do investidor seja compatível e que seja respeitado seu perfil de risco, qualquer investidor pode aplicar na Bolsa de Valores. Em termos financeiros, há ações baratas e, em termos de conhecimento, não é preciso ter estudado economia ou feito doutorado em análise de empresas. Portanto, a Bolsa é acessível para o público em geral.

É claro que, quanto mais conhecimento e mais dinheiro, mais chances de obter um desempenho satisfatório. Porém, de forma alguma, isso impede de iniciantes investirem sem ter esses dois quesitos na palma da mão.

“Eu não invisto porque não tenho conhecimento para prever o mercado”. Nem os maiores especialistas conseguem prever o mercado. Portanto, não é preciso ser a pessoa mais estudada e inteirada para investir bem, pois nem mesmo os maiores investidores conseguem cravar o que vai acontecer amanhã. Os assessores de investimentos podem te ajudar a ter mais cautela na hora de investir, caso o seu perfil seja conservador.

A equipe de profissionais é diversificada e conta com advogados, administradores, economistas, que atuam executando sugestões de estratégias que possam trazer longevidade e perpetuidade do patrimônio dos clientes.

Acesso o site da InvestSmart XP de Montes Claros e agende um horário com um assessor: https://investsmartxp.com.br/montes-claros/

About The Author