Ícone do site Gerais News

Programa de valorização da gastronomia do Vale do Peruaçu vai capacitar pequenos negócios de alimentação da região

Iniciativa do Sebrae Minas será realizada em quatro cidades do Norte do estado

O Sebrae Minas promove em Januária, Itacarambi, Pedras de Maria da Cruz e Bonito de Minas, no Norte de Minas, o programa ‘Prepara Gastronomia Vale do Peruaçu’. A iniciativa tem o objetivo de apoiar e promover ações para a valorização da gastronomia e fomento ao desenvolvimento econômico da região do Parque Nacional Cavernas do Peruaçu.

O programa vai capacitar pequenos negócios de alimentação fora do lar até novembro deste ano. Serão oferecidos cursos, consultorias e oficinas em atendimento, precificação, marketing digital e melhoria da gestão para alavancar os negócios do segmento. Os interessados em participar da iniciativa podem procurar a agencia do Sebrae Minas em Januária (Praça Artur Bernardes, 225 – Centro), ou pelos telefones 38 3621 3444 e 38 99985-2084.

“Vamos preparar os negócios de alimentação, como bares e restaurantes, para que ofereçam serviços de qualidade, uma vez que a gastronomia pode se tornar um diferencial competitivo do território, impulsionando o desenvolvimento da região de forma sustentável.  Além disso, faremos um levantamento sobre a identidade gastronômica de cada município”, afirma a analista do Sebrae Minas Aline Magalhães.

Haverá ainda a participação de chefs renomados como: Edson Puiat, Michel Abras e Bernadete Guimarães. Ao final do programa, será promovido um festival gastronômico para impulsionar e divulgar a culinária regional.

O Secretário de Turismo e Cultura de Januária, Aurélio Vilares, acredita que o “Prepara Gastronomia Vale do Peruaçu” será um divisor de águas para os municípios atendidos. “Essa é uma oportunidade para capacitar as empresas do segmento, estimulando e motivando os empreendedores e fomentando a geração de emprego e renda na região do Vale do Peruaçu. Queremos ser protagonistas e mostrar nossas potencialidades”, explica.

Beleza natural

O Parque Nacional Cavernas do Peruaçu está em processo de reconhecimento como patrimônio da humanidade pela Unesco. Localizado entre as cidades de Januária, Itacarambi e São João das Missões, a região concentra cerca 140 cavernas. Com 4,7 km de extensão e altura de 100 metros, a ‘Gruta do Janelão’ é a maior delas e abriga uma estalactite de 28 metros de comprimento, considerada a maior do mundo. O parque possui ainda mais de 80 sítios arqueológicos e pinturas rupestres de cerca de 12 mil anos. 

Sair da versão mobile