21 de novembro, 2024

Seis ex-alunas que foram capacitadas pelo curso de Produção Artesanal de Alimentos do Sistema FAEMG se uniram para vender seus produtos na Exposição Agropecuária de Janaúba. Batizado de “Mulheres Empreendedoras – Sempre Juntas”, a iniciativa tem conquistado o paladar dos visitantes da feira. Uma barraca foi montada no complexo que é destinado aos agricultores familiares presentes ao evento. Só no primeiro dia de Expô Janaúba, cerca de 150 clientes foram atendidos pelas ex-alunas. 

“Essa é a primeira vez de todas nós expondo em uma feira. Decidimos entrar juntas na exposição por acreditarmos que essa união faz mais força. No início tivemos um pouco de medo, porque muitos expositores da feira têm vários anos de experiência. Mas estamos com clientes desde o primeiro dia. A expectativa segue muito boa, com cada vez mais gente chegando”, comentou uma das responsáveis pela barraca, Jeane Keline Oliveira Silva.

Entre os produtos vendidos pelo grupo Mulheres Empreendedoras estão pratos salgados e típicos da região, como galinhada com pequi, caldos e paçoca de carne seca, além de sobremesas diversas, como bolos no pote e doces. O crescimento do projeto surpreende, já que as empreendedoras começaram praticamente do zero, há pouco mais de dois meses. O curso e a união das mulheres foram importantes, se tornando uma nova fonte de renda. Jeane, por exemplo, estava desempregada após o setor de festas, onde trabalhava, ter sido impactado por dois anos seguidos devido à covid-19.

“Comecei do zero, assim como muitas das participantes. A ideia de buscar o curso foi para ter uma opção de trabalho e renda. Trabalhava no ramo de decoração infantil, mas com a pandemia deu uma parada. Após concluir o curso segui praticando. Primeiro fiz uma demonstração para familiares e todos gostaram. Depois da primeira venda, me surpreendi. Minha preocupação era entregar meu trabalho para alguém que eu não conhecia. No outro dia essa pessoa me parabenizou. Foi o gatilho para caminhar mais. Hoje mantenho toda a minha fonte de renda dessa produção”, afirmou Jeane Keline.

De olho em seguir atraindo o mercado regional, o grupo já estuda uma estruturação para formalizar uma empresa ou cooperativa, mantendo a união das empreendedoras, além de já projetarem novas capacitações para ampliar a oferta de cardápio.

“Estamos buscando capital de giro para termos nosso maquinário e um lugar específico para nossa empresa. Tudo tem sido feito com amor e muita determinação. Esforço e foco”, finalizou a empreendedora.

Expô Janaúba

A 39ª edição da exposição em Janaúba vai até o dia 12 de junho. Além dos casos de sucesso de expositores capacitados, o Sistema FAEMG está presente com seis cursos, em diversos segmentos da produção rural, e também uma oficina especial da carne, onde serão apresentadas técnicas de destrinchamento de carcaças e orientações para cortes especiais.

About The Author