Parceria possibilitará coleta e destinação final de resíduos eletroeletrônicos e eletrodomésticos pós consumo de uso doméstico em 62 municípios do Norte de Minas
O CODANORTE – Consórcio Intermunicipal e Multifinalitario para o Desenvolvimento Sustentável do Norte de Minas (CODANORTE), e a ABREE – Associação Brasileira de Reciclagem de Eletroeletrônicos e Eletrodomésticos inauguram nesta terça-feira, 21 de junho, a Central de Logística Reversa de Montes Claros. O objetivo é facilitar a destinação final e ambientalmente correta dos produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos nos 62 municípios integrantes do consórcio.
Para o presidente do Codanorte, Eduardo Rabelo, com a Central de Logística Reversa, a região se fortalece ainda mais na luta pela sustentabilidade.
“Essa é mais uma das soluções encontradas pelo Consórcio e parceiros para a destinação correta dos resíduos sólidos, especificamente aqueles eletroeletrônicos e eletrodomésticos. Isso significa que esses materiais produzidos em 62 municípios do Norte de Minas deixarão de ser jogados de forma inadequada no meio ambiente”, destacou.
A central será na sede da empresa LAX Serviços Ambientais, uma empresa privada que já trabalha com resíduos eletroeletrônicos e fará o recebimento e armazenamento dos resíduos coletados nos municípios membros do consórcio, para então a ABREE retirá-los e enviá-los para a destinação final ambientalmente correta.
“A inauguração de pontos de recebimento traz diversas vantagens para a região. Com a instalação é possível a redução da emissão de gases de efeito estufa, que consequentemente diminui a poluição e aumenta a proteção dos recursos naturais, além da geração de emprego na região. Portanto, essa parceria é um marco importante para a região de Montes Claros, além de ser um ponto de partida para a conscientização acerca do descarte ambientalmente correto após o consumo”, comenta Helen Brito, gerente de Relações Institucionais da ABREE.
O evento de inauguração contará com a presença de autoridades como, Rodrigo Franco (Subsecretário Estadual de Gestão Ambiental e Saneamento), André França (Secretário de Qualidade do Ministério do Meio Ambiente), Eduardo Rabelo Fonseca (presidente do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Ambiental Sustentável – CODANORTE). Além disso, estará presente também André Luiz Lopes Miranda (proprietário da Lax Serviços Ambientais) e Helen Brito (gerente de Relações Institucionais da ABREE).
Vale ressaltar que a regulamentação para reciclagem e logística reversa do setor foi publicada há dois anos.
O Decreto Federal 10.240/2020 estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, com a obrigatoriedade determinada para fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de eletroeletrônicos de uso doméstico e seus componentes.