A diretoria do Hospital Aroldo Tourinho reuniu-se na manhã desta quinta-feira, 07/07, com a diretoria do Instituto Nacional de Telecomunicações – INATEL, representantes da Agência de Desenvolvimento do Norte de Minas – ADENOR e da Fundação de Desenvolvimento Científico, Tecnológico e Inovação do Norte Minas – FUNDATEC. O objetivo foi estudar a possibilidade de serem firmadas parcerias em prol do desenvolvimento tecnológico da região, contemplando o HAT.
Participaram da reunião o diretor-geral do INATEL, professor Carlos Nazareth Motta Marins, o presidente da FUNDATEC e membro do Conselho Curador da Fundação Hospitalar de Montes Claros, Alexandre Pires Ramos, o coordenador da incubadora de empresas e do núcleo de empreendedorismo e inovação do INATEL, professor Rogério Abrantes, e o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Montes Claros – CDL, Ernandes Ferreira da Silva.
Eles foram recebidos pelos professores Paulo César Gonçalves de Almeida e Cláudio Medeiros Santos, respectivamente presidente e vice-presidente do Hospital Aroldo Tourinho, e pela superintendente, enfermeira Ana Paula Lopes Santos Guerra.
Também participaram do encontro os diretores operacionais do HAT: contadora Erika de Oliveira Lopes (administrativa), enfermeira Soneide Dias Batista (assistencial), enfermeira Zilá Aparecida Soares Pereira (qualidade e inovação), a gerente de manutenção e biomédica do HAT, Elizângela Janei Silva, e os diretores da ADENOR, Edenilson Durães (integração regional), Marcin Hasznos (projetos) e Lílian Laughton (conselho operacional).
“Em um mundo cada vez mais digital é muito importante que as instituições se associem no intuito de prover soluções que atendam as necessidades não só da instituição, mas também da população que faz uso dos serviços que as nossas instituições oferecem. Nesse contexto, a parceria entre o Hospital Aroldo Tourinho e o INATEL é extremamente positiva porque nós temos um curso de engenharia biomédica, bem reconhecido dentro do cenário nacional e internacional e a excelência dos serviços prestados pelo Hospital é reconhecida também no norte de Minas, e em toda Minas Gerais. Acredito que essas duas competências se unindo trarão bons frutos para toda a comunidade”, explica o diretor-geral do INATEL.
“É um prazer muito grande estarmos aqui e a nossa motivação é conseguirmos identificar uma forma de prosperar com a parceria entre o INATEL, as principais instituições de Montes Claros e, sobretudo, com o Hospital Aroldo Tourinho”, diz o professor Rogério Abrantes.
“O INATEL é um importante centro, reconhecido estadualmente, nacionalmente e internacionalmente, de inovação em tecnologias, de formação de profissionais, de incubação de empresas de tecnologias. Em especial, estamos dando ênfase à tecnologia de equipamentos médicos hospitalares. E a presença deles visitando o Hospital Aroldo Tourinho, a cidade de Montes Claros, é muito importante porque abre a possibilidade de uma parceria junto com o hospital que beneficiará toda a rede hospitalar na promoção do desenvolvimento de profissionais que lidam com equipamentos médico-hospitalares e de outras perspectivas de inovação na área”, fala o vice-presidente do HAT, professor Cláudio Medeiros Santos.
“Estamos trazendo o INATEL para esse projeto de aproximação com o Norte de Minas na estruturação do Parque Tecnológico aberto aqui de Montes Claros, desse curso de engenharia biomédica aqui no Hospital Aroldo Tourinho, a partir de um programa de incubação de empresas que seria conduzido com base na experiência do INATEL”, explica o presidente da FUNDETEC e membro do Conselho Curador, Alexandre Pires Ramos.