O Sebrae Minas estará presente na 19ª edição do Festival Mundial da Cachaça, entre que começa nesta sexta-feira (15) e vai até o próximo domingoo, em Salinas, conhecida como a capital mundial do produto. No estande da instituição estarão expostas cachaças da região de Salinas, artesanato do distrito de Ferreirópolis, peças do polo de confecção de moda íntima de Taiobeiras e os produtos à base de marmelo de São João do Paraíso.
Além da exposição e comercialização de produtos, o espaço do Sebrae Minas também vai oferecer soluções e orientações para empreendedores interessados em melhorar a produtividade e a gestão de negócios. “Queremos valorizar e ampliar a visibilidade das cachaças produzidas na região, além de apresentar outras potencialidades da economia local, como a confecção e também o artesanato”, explica o analista do Sebrae Minas Albertino Correia.
Durante o festival, os visitantes ainda poderão participar de palestras sobre padrões de qualidade da cachaça, processo de destilação e envelhecimento, análise sensorial e regularização de estabelecimentos produtores, além de visitas ao Museu da Cachaça e aos alambiques de marcas reconhecidas no mercado, como Havana e Seleta.
O evento, realizado pela Associação dos Produtores Artesanais de Cachaça de Salinas (Apacs) e parceiros, pretende divulgar e promover as cachaças produzidas na região, além de alavancar o turismo local. A expectativa é que o festival reúna cerca de 50 mil visitantes e movimente aproximadamente R$ 2 milhões em negócios.
Trabalho em conjunto
A produção de cachaça artesanal no Brasil teve origem na época da colonização. E Salinas, no Norte de Minas Gerais, ganhou notoriedade internacional ao oferecer um produto apreciado e premiado nos principais mercados consumidores.
É neste contexto que o Sebrae Minas atua junto aos produtores locais desde a criação da marca “Região de Salinas”, com apoio na conquista do selo de Indicação Geográfica (IG) da cachaça, concedido em 2012.
Para potencializar a gestão dos empreendimentos e consolidar a marca território “Região de Salinas”, em 2015 o Sebrae Minas iniciou o “Projeto de comercialização da cachaça artesanal de Salinas e região”, reunindo 23 produtores e estandardizadores – estabelecimentos que elaboram um tipo de bebida padrão usando outros produtos já industrializados – de cachaça de alambique dos municípios associados à Apacs.
O trabalho contou com consultorias, ações de relacionamento, branding e participação em feiras de negócios. Em um ano, os produtores tiveram um aumento de 20% nos canais de comercialização e a produtividade foi elevada em 4,9%, mesmo com aumento dos custos de produção da bebida. Além disso, a região deu um passo importante na construção da própria marca, instrumento que lhe confere singularidade, evita a falsificação e garante segurança ao consumidor.