Nos dias 10 e 11/11, no auditório das Promotorias de Justiça de Montes Claros será realizado o segundo curso de capacitação para atendentes das unidades do Procon Regional do Norte de Minas. O evento que é resultado da parceria entre o Ministério Público do Estado de Minas Gerais e o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene (CIMAMS) tem como objetivo repassar informações para garantir atendimento com qualidade aos consumidores que solicitarem os serviços nas unidades.
A primeira edição do curso aconteceu em abril deste ano, com a participação de mais de 60 pessoas que atuam nas unidades regionais do Procon. Nesta segunda edição, que será realizada em dois dias – quinta-feira (10), de 13h45 às 18 horas, e sexta-feira (11), de 9 às 17h30, serão repassadas informações sobre a organização administrativa do Procon Regional; técnicas de mediação e conciliação; órgãos parceiros do PROCON Regional no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC; direitos básicos do consumidor e noções sobre o CDC; parcerias e projetos na educação para o consumo; e dicas práticas de atendimento ao consumidor.
Os alunos do curso exercerão em seus municípios o papel de orientadores de consumidores e de fornecedores. Atuarão também como mediadores e conciliadores em conflitos decorrentes de relações de consumo. Serão ainda agentes da educação para o consumo nas escolas de suas localidades.
O Promotor de Justiça e Coordenador Regional de Proteção e Defesa do Consumidor – Montes Claros – MG, Felipe Gustavo Gonçalves Caíres, que irá ministrar a palestra sobre os direitos básicos do consumidor e noções sobre o Código de Defesa do Consumidor – CDC, ressaltou que a proposta do curso é de continuar preparando os atendentes das unidades locais e regionais como amenizar as relações entre o consumidor e o comerciante.
SERVIÇO
Segundo curso de capacitação para atendentes das unidades do Procon Regional do Norte de Minas
LOCAL: Auditório do Ministério Público do Estado de Minas Gerais – MPMG
DATA: Quinta-feira (10/11) e sexta-feira (11/11)
REALIZAÇÃO: Ministério Público do Estado de Minas Gerais e CIMAMS
PROGRAMAÇÃO
10/11/2022 – Sexta-feira
13h45 – Abertura
Felipe Gustavo G. Caires -Promotor de Justiça e coordenador da Coordenadoria Regional de Defesa do Consumidor do Norte de Minas e Professor Luiz Lôbo – Secretário Executivo do CIMAMS
14 horas – Organização administrativa do Procon Regional – Equipe do CIMAMS
15 horas – Técnicas de mediação / conciliação – Equipe CAMOC e do CEJUSC
16 horas – Lanche
16h20 – Técnicas de mediação / conciliação – Equipe CAMOC e do CEJUSC
17h20 – Órgãos parceiros do PROCON Regional no Sistema Nacional de Defesa do Consumidor – SNDC
18 horas – Encerramento
11/11/2022 – Sexta-feira
9 horas – Direitos básicos do consumidor / noções sobre o CDC – Dr. Felipe Gustavo G. Caires- Coordenador CRDC-MOC
11 horas – Parcerias e projetos na educação para o consumo – Equipe da SME / VISA Municipal
11h45 – Intervalo – almoço
13h45 – Dicas práticas de atendimento ao consumidor – Equipe Procon Municipal de Montes Claros
15h30 – Lanche
15h50 – Continuação/dinâmica – Equipe PROCON Municipal de Montes Claros
16h50 – Notas/Avisos – Coordenação CRDC-MOC – Equipe do CIMAMS
17h30 – Encerramento do evento