3 de dezembro, 2024

O Colégio Adventista de Montes Claros Claros, trabalhou com os alunos nos últimos meses o Projeto “Fala,Brasil” que estudou as 5 regiões do país e seus 26 estados e o Distrito Federal.

Claudia Silveira Calegão, coordenadora pedagógica, explica que esse trabalho foi desenvolvido pela professora  Gilvanete Silveira, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa do 6° ao 9° ano.

Afirma que a participação dos pais e todo o processo foi importante para a realização do projeto. Claudia informou também, quefoi trabalhado por exemplo, as músicas, as vestimentas tradicionais de cada região, a cultura como um todo.

“Foram trabalhadas as variações  linguísticas, cultura local, gastronomia e peculiaridades de cada estado. Os alunos foram divididos em equipes durante o projeto e puderam desenvolver habilidades como: trabalho em equipe, tomada de decisões e gestão financeira”, frisa Claudia.

Exposições

A coordenadora pedagógica afirma que a culminância do projeto, foi na quinta-feira, 17, com as apresentações artísticas, exposição e vendas de comidas típicas, alimentos estes que no seu preparo tiveram a participação dos pais.

Claudia explica que o dinheiro arrecadado com as vendas das comidas, será administrado pela própria equipe, de forma que possa beneficiar toda a turma.  

O diretor do Colégio Adventista, prof. Risher Domingues, ressaltou a importância do Projeto “Fala,Brasil” ao destacar a participação das famílias e o clima de confraternização em todo ambiente escolar. 

“Os alunos fizeram pesquisas sobre a história e geografia dos estados, por exemplo, além de venderem deliciosos pratos típicos de cada região. Foi um momento especial que vivenciamos com as famílias”, frisa Risher.

A iniciativa contou ainda com apresentações culturais voltadas para as características de cada região do país.

Projeto educativo

A professora Gilvanete Silveira, sustenta a relevância do “Fala, Brasil” que na sua concepção é um projeto educativo que tem por objetivo principal levar os alunos e interessados pela língua portuguesa brasileira a pensarem na riqueza e variedade dela, de norte a sul do país.

“O projeto é multidisciplinar, uma vez que os alunos fizeram pesquisas sobre a história e geografia dos estados, por exemplo, além de venderem deliciosos pratos típicos de cada região.

Em relação à receptividade, a experiência foi bastante positiva, porque os alunos se envolveram com pesquisas, ensaios e vendas, além de expressarem por meio da arte a sua criatividade” declara a professora.

Projeto relevante

Jackeline Maria de Sousa e Juan Stefano Pinho, pais do José Pedro Lima Lopes e Lavínia Maria Lima Lopes, elogios ao projeto.

Para Jackeline Maria de Sousa Lima, mãe do José Pedro Lima Lopes 6º ano matutino e Lavínia Maria Lima Lopes Jardim 3 matutino, O projeto “Fala Brasil” realizado pelo Colégio Adventista tem uma grande importância para o conhecimento das crianças,  pois em um único evento, de forma leve e muito agradável os alunos foram incentivados ao estudo em diversas disciplinas como: Português, Literatura e Arte através de poemas e músicas regionais, palavras típicas, danças e vestimentas; Geografia, História e Ciências, conhecendo mais sobre a fauna, flora e comidas típicas de cada região do país.

“Durante o evento, os alunos, pais e convidados tiveram a possibilidade de visitar as tendas e experimentar os alimentos típicos e conhecer um pouco mais sobre cada região do Brasil. Um verdadeiro tour gastronômico. O que mais me chamou a atenção foi a socialização das crianças. Desde as reuniões em grupo para a confecção dos painéis, a compra dos matérias, a ajuda no preparo dos alimentos, na decoração da tenda e principalmente no dia do evento, tomando a frente na venda, seja no caixa ou servindo os alimentos. Isso não tem preço”, declara Jackeline Maria de Sousa Lima.

About The Author