Programa atendeu mulheres em Bocaiuva, Botumirim, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Grão Mogol, Januária e distrito de Vales das Cancelas
O programa Sebrae Delas, iniciativa do Sebrae Minas que busca valorizar competências e difundir a cultura empreendedora entre mulheres, chega ao fim de 2022 com saldo positivo no Norte do estado. Ao todo, 185 empreendedoras das cidades de Bocaiuva, Botumirim, Brasília de Minas, Coração de Jesus, Grão Mogol, Januária, além do distrito de Vales das Cancelas (Grão Mogol) participaram de capacitações que contribuíram para ampliar a probabilidade de sucesso nos seus negócios.
Durante todo o ano, foram oferecidas palestras, workshops, consultorias individuais e capacitações em liderança, vendas, finanças e marketing. Em Grão Mogol, Botumirim, Coração de Jesus e Vales das Cancelas, as empreendedoras também participaram do Bootcamp – curso para quem busca começar ou redesenhar o modelo de negócio e, ao mesmo, tempo desenvolver uma postura mais empreendedora.
Outra empreendedora beneficiada pelo Sebrae Delas é Reijane Soares Barbosa, proprietária da Abelhinhas Moda Infantil, em Coração de Jesus. Ela destaca que o programa foi fundamental para a gestão financeira da empresa. “Passei a enxergar meu negócio com mais profissionalismo. Agora, consigo organizar a parte financeira e perceber o giro das mercadorias e o lucro”, enfatiza a empresária.
Além das capacitações relacionadas à gestão dos negócios, o programa trabalha o aspecto emocional das participantes. “Aprendemos a lidar com nossas emoções, uma vez que além de administrar o negócio, é necessário ter um bom relacionamento com nossos colaboradores e clientes. Adquirimos mais coragem e confiança para enfrentar diferentes situações”, conta Carla Aparecida Vieira, proprietária da Casa Amarela, loja de produtos artesanais em Bocaiuva.
Objetivo cumprido
Para a assistente técnica do Sebrae Minas Izabella Campos, o Sebrae Delas cumpriu seu objetivo de orientar, capacitar e impactar a vida e os negócios das mulheres atendidas. “Sabemos que a carga para a mulheres empreendedoras é muito pesada, já que a maioria, além de empreender, cuida da casa e dos filhos. Com o apoio do programa, elas conseguiram desenvolver suas capacidades técnicas, fizeram networking com outras mulheres que passam pelos mesmos desafios, e se apoiaram profissional e pessoalmente”, destaca.
Outras informações sobre o programa, acesse o site do Sebrae Delas.