Gerais News

Sociedade Rural apresenta demandas urgentes de produtores do Norte de Minas ao vice-governador de MG

O vice-governador do Estado, professor Mateus Simões, esteve na Sociedade Rural de Montes Claros, na noite desta quarta-feira (18). Ele se reuniu com autoridades e Diretores da entidade, que entregaram uma série de demandas do setor no Norte de Minas.

No encontro, o Presidente da Sociedade Rural, José Moacyr Basso, destacou a importância do Governo do Estado em promover ações de valorização ao trabalho do homem do campo.

“Entre outras coisas, nós pedimos o empenho de todos na construção da barragem de Congonhas, que é de fundamental importância para o Norte de Minas; falamos também sobre a BR-251, motivo de preocupação por conta da quantidade de acidentes, sendo uma rodovia importante para o escoamento da produção da região, via que é o segundo maior entroncamento rodoviário do País. Além da Estrada da Produção que liga Capitão Enéas à São João da Ponte”, detalhou.

O presidente fez questão de enfatizar a boa relação que a Sociedade Rural mantém com as entidades de classe sempre em busca de cooperação com o Governo do Estado. Nessa primeira visita do vice-governador desde as eleições ficou claro que o estado está aberto ao diálogo em ouvir e atender as demandas mais urgentes.

O progresso é fruto de muito suor e trabalho do produtor rural. Também de origem do campo, Mateus Simões enfatizou que sabe das principais necessidades que os produtores rurais enfrentam e que o Governo de Minas tem buscado meios para incentivar e investir nesse setor, que é responsável por cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) no Estado.

“A agricultura e a pecuária representam parte significativa da produção econômica de Minas Gerais, e no Norte de Minas, isso é ainda mais relevante. Se nós continuarmos tratando o agricultor como inimigo as pessoas vão comer o quê? Se continuarmos tratando a pecuária como caso de polícia, isso vai levar em quê? e as sociedades locais que vivem das produções vão viver do quê? Eu tenho muito orgulho de ser de um Estado que é dominado pelo setor agrícola. Minas é um dos maiores exportadores de commodities do País. Parte de tudo que o mundo consome sai daqui. Começar essas visitas pelo Norte e ouvir cada demanda para o Governo importa muito”, destacou Simões.

José Moacyr fez questão de lembrar da ação direta do então vice-governador na criação do CCS Agro – Conselho Consultivo de Sustentabilidade do Agro Mineiro, do qual a Sociedade Rural faz parte. Ele foi criado na FAEMG, com anuência do Governo do Estado.

Várias pautas foram discutidas na reunião e uma das preocupações é com relação ao momento de instabilidade política que o País vem enfrentando nos últimos tempos.

“As ações do Governo Estadual nos enche de orgulho, nos dá também esperança de que, diante das ameaças de abusos como invasões de terras, relativização da propriedade privada e outras possíveis agressões ao agronegócio, o nosso Governo, juntamente com sua Polícia Militar e Civil, nos protegerão e manterão a justiça e a verdadeira democracia realmente existindo no nosso Estado. Tempos difíceis fazem homens fortes. Temos certeza de que, no futuro, teremos uma Minas Gerais melhor e com um povo mais forte ainda”, destacou José Moacyr.

Leonardo Lima Vasconcelos, Presidente da Associação Comercial, Industrial e de Serviços de Montes Claros (ACI – MoC), também citou essa preocupação e falou sobre o documento entregue ao Mateus com essas principais demandas.

“Quando ele chega a Montes Claros e nos trás essa demonstração de preocupação e prestígio que a nossa região tem com o Governo do Estado, nós levamos a ele uma relação de demandas que tratam de questões estruturantes principalmente. Nós estamos falando de estrada, energia, água e segurança. É um momento que a gente tem de levar a um governo que reconhece a importância da nossa região. É importante esse posicionamento do estado, no que tange às invasões de terra, reintegrações de posses, e porventura, uma ação efetiva da Polícia Militar com o Governo do nosso lado. Esse momento que vivemos é muito grave e o vice-governador nos passou segurança de que invasões não serão toleradas”, finaliza Leonardo.

Mateus Simões ainda cumprirá uma série de agendas na região. Na manhã desta quinta-feira (19) ele embarca para Salinas e Curral de Dentro e depois retorna para Montes Claros onde participa de outras reuniões.

Sair da versão mobile