Analisar os cenários e tendências para o desenvolvimento municipal. Esta foi a principal pauta da reunião realizada na segunda-feira (30/01), no EcoPorto Resort, em Brasília de Minas, pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – Sebrae-MG, em parceria com o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário da Área Mineira da Sudene _ CIMAMS e SicoobCredinor.
O projeto denominado Cidade Empreendedora cujo objetivo é direcionar, acelerar e sustentar o processo de desenvolvimento local. A iniciativa, que inclui mais de 100 soluções, organizadas em 10 eixos de atuação, foi apresentada pela primeira vez a prefeitos do Norte de Minas. Além de gestores municipais, o encontrou reuniu vice-prefeitos, secretários, entidades empresariais, consórcios públicos, associações microrregionais, empresários e lideranças locais.
As intervenções propostas pelo “Cidade Empreendedora” obedecem às necessidades, particularidades e vocação de cada município; e estão divididas em: gestão municipal, lideranças locais, desburocratização, sala do empreendedor, compras governamentais, empreendedorismo na escola, inclusão produtiva, marketing territorial e setores econômicos, inovação e sustentabilidade.
Outro tema importante no pacote de ações é o cooperativismo de crédito. “As Cooperativas são parceiras do município na retenção de riqueza. Quando o prefeito trabalha com os bancos comerciais tradicionais, esse dinheiro vai parar lá na Avenida Paulista, em São Paulo – SP. É assim que funciona o sistema financeiro capitalista. Já o cooperativismo ajuda a reverter a concentração de renda nos grandes polos”, explica Anderson Cabido, analista técnico do Sebrae.
Representando o CIMAMS, a vice-presidente e prefeita de Varzelândia, Valquíria Cardoso, destacou a importância de ter o Sebrae como parceiro. “O Cimams é o maior consórcio multifinalitário de Minas Gerais e talvez até do Brasil, com mais de 100 filiados. E o seu crescimento se deve porque tem firmado importantes parcerias que ajudam e facilitam a vida dos municípios, assim como esta firmada com o Sebrae.”
O prefeito de Mirabela, Luciano Rabelo, e de Brasília de Minas, Marcus Vinícius, ressaltaram que eventos como este realizado pelo Sebare, onde os gestores participam em busca de alternativas para melhorias e o desenvolvimento econômico dos seus municípios são fundamentais.
Para atender as prefeituras do Norte de Minas e transformar os municípios em melhores locais para empreender, o Sebrae oferece todo o acompanhamento técnico na seleção e implementação dos trabalhos. Parcerias estratégicas foram realizadas para impulsionar o crescimento da economia local.
O SicoobCredinor, maior cooperativa de crédito com sede na área de atuação do Sebrae Norte, parceira no projeto, esteve representada no evento pelo presidente do Conselho de Administração, Dario Colares. Ele destacou que: “estamos envolvidos no compromisso de gerar desenvolvimento local e percebemos, com muita clareza, as mudanças nos municípios após a instalação da Cooperativa. Hoje, as prefeituras podem operar com o SicoobCredinor, trazendo seus depósitos, previdência, tributos. Isso abre horizontes para juntos fortalecermos o interior”.
Prefeitos participantes
Participaram do evento, os prefeitos Marcus Vinícius (Brasília de Minas); Luciano Rabelo (Mirabela), Valquíria Cardoso (Varzelândia – CIMAMS), Marlene Moreira (Juramento), Welson Gonçalves (Japonvar), Farley Vieira (Ubaí), Jair Cavalcante (São João das Missões), Vânia Cavalcante (Bonito de Minas) e o vice-prefeito Sérgio Veloso (Itacarambi).