Gerais News

Polícia Civil de Montes Claros realiza operação Shamar – Dia D contra violência doméstica na região Norte de Minas Gerais

Ação policial busca conscientizar e proteger vítimas de violência doméstica na região norte-mineira.

(foto divulgação)

Polícia Civil de Montes Claros realiza operação Shamar – Dia D para combater a violência doméstica e familiar

Montes Claros, 14 de setembro – A Polícia Civil de Montes Claros realizou hoje a operação Shamar – Dia D, no 11º Departamento da região Norte de Minas Gerais. A ação teve como objetivo combater a violência doméstica e familiar em toda a região.

A operação Shamar, promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em âmbito nacional, busca conscientizar a sociedade sobre a prevenção da violência contra a mulher, por meio de mobilização social e implementação de medidas para coibir todas as formas de violência contra a mulher, além de incentivar denúncias.

Durante o mês de Agosto Lilás, dedicado à proteção da mulher, a Polícia Civil de Montes Claros realizou ações educativas, como palestras, orientações e cursos nos municípios do 11º Departamento, com o objetivo de orientar mulheres e homens sobre o tema.

A operação contou com a distribuição de panfletos com orientações e visitas em pontos de risco, baseadas em análises criminais e estatísticas. Além disso, foram intensificadas as ações repressivas, resultando em prisões, medidas cautelares, autuações em flagrante, entre outros.

A integração das forças de segurança permitiu uma atuação coordenada voltada para a proteção e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres e ao feminicídio, potencializando os resultados das ações, bem como a obtenção de dados para futuras ações de proteção à mulher na região.

A população pode denunciar casos de suspeita ou violação dos direitos da mulher procurando uma Delegacia de Polícia Especializada, ligando para o 181 ou 190. Além disso, a Delegacia Virtual permite o registro de boletins de ocorrência e denúncias de violência psicológica, física ou qualquer outro tipo de violação de direitos. No 11º Departamento, as vítimas também podem contar com o Chame a Frida, uma ferramenta lançada recentemente que fornece suporte e orientação às vítimas de violência doméstica.

Sair da versão mobile